06/23/2007

Will Vivo keep the leadership in cell phones? What about Oi in Region I?

 

A Vivo liderou o crescimento em maio com adições líquidas de 687 mil celulares, seguida de perto pela Claro com 630 mil e pela Tim com 573 mil.

 

 

 

2007 Milhares
Jan
Fev
Mar
Abril
Maio
Acumulado
Vivo
4
(162)
136
121
687
785
TIM
268
219
409
133
573
1.602
Claro
251
217
259
329
630
1.686
Outras
276
196
162
140
325
1.098
Total
799
470
966
723
2.215
5.172

 

Esta foi a primeira vez, desde que a Anatel iniciou a publicação mensal do market share das operadoras em Mar/05, que a Vivo ganhou market share.

 

A Vivo atingiu em maio de 2006 a marca de 30,5 milhões de celulares. Em junho promoveu uma limpeza na sua base de clientes que a reduziu para 28,5 milhões em Jun/06. Partiu também para a implantação de uma rede GSM, reestruturou seus planos de serviço e outras ações. (Vivo arruma a casa para voltar a crescer). Neste período de 1 ano a quantidade de celulares da Vivo se manteve estável, enquanto a da Tim e da Claro continua crescendo.

 

 

Maio de 2007 pode ficar marcado como o mês em que a Vivo virou o jogo. Ela tem todas as condições para manter a liderança evitando que sua vantagem em relação à Tim e Claro se reduza nos próximos meses.

 

Com o resultado de maio a diferença entre Vivo e Tim passou a ser de 2,8 milhões de celulares e entre Tim e Claro 1,46 milhões.

 

 

 

Passa também a ser mais difícil para a Tim alcançar a liderança em receita. O tropeço da Tim em abril (A Tim pisou no freio?), abriu espaço para a Claro assumir a liderança em adições líquidas em 2007.

 

A partir de agora o Brasil passa a ter três operadoras puxando o crescimento do celular no Brasil.

 

Demais Operadoras

 

2007 milhares
Jan
Fev
Mar
Abril
Maio
Acumulado
Oi
106
99
75
97
125
502
Telemig/Amaz
57
41
8
11
50
167
BrT GSM
108
66
85
41
151
451
CTBC
(0)
(10)
(8)
(7)
(2)
(27)
Sercomtel Cel.
5
0
1
(2)
2
6
Total Outras
276
196
162
140
325
1.098

 

Entre as demais operadoras o destaque fica para a BrT que tem apresentado adições líquidas muito próximas às da Oi, apesar de ter atingido em maio 3,8 milhões de celulares, enquanto a Oi possuía 13,6 milhões. A Oi apresentou em maio adições líquidas de 125 mil celulares, inferiores as da Brt (151 mil).


O baixo crescimento da Oi pode leva-la à perda da liderança em market share de celulares na região I. A vantagem da Oi em relação à Tim caiu para 96 mil celulares em maio.

 

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

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