Data revenue overcame voice at Vivo Mobile
Vivo was the first mobile operator in Brasil to have data revenue bigger than voice revenue in a quarter. So, the operator juntando-se a operadoras internacionais como Softbank, NTT DoCoMo e Verizon que já passaram por esta transição.
No 4T15 dados representou 51,4% da receita média mensal por usuário (ARPU) da Vivo.
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O crescimento da receita de dados foi suficiente para compensar a queda na receita de voz. A receita líquida de serviços da Vivo móvel cresceu 2,7% na comparação do 4T15 com o 4T14.
Este crescimento ocorreu principalmente na receita de pacotes de dados (internet) que representou 68,7% da receita de dados da Vivo móvel no 4T15.
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O ARPU da Vivo cresceu no 4T15, em relação ao 3T15, em todos os segmentos.
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O crescimento do ARPU do pré-pago deve ser analisado com cuidado. No 4T15 a Vivo desligou da sua base 6,1 milhões de pré-pagos inativos. Sem este ajuste, o ARPU do pré-pago seria de R$12,0.
A mesma análise deve ser feita para o crescimento dos minutos de uso por usuário (MOU) de 134 minutos no 3T15 para 146 minutos no 4T15. Sem o desligamento massivo de pré-pagos o MOU do 4T15 seria de 137 minutos.
Diante deste cenário pergunta-se: