3G

21/12/2007

Como foi: Workshop do 3GPP no Brasil

 

Foi realizada no Brasil (Brasília) entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2007 uma reunião do 3GPP, entidade responsável pelas especificações do GSM e suas evoluções, como a 3ª Geração de Celular com WCDMA, HSPA e LTE.

 

No dia 19 de dezembro foi realizado um workshop aberto ao público que contou com expressiva participação de profissionais de operadoras e fornecedores de telecom. O evento foi patrocinado pela Brasil Telecom, Ericsson, Nec e ZTE.

 

O workshop for aberto por Dante Nardelli Jr. (BrT), Adrian Scrase secretário do 3GPP e Walter Weigel Vice Chairman do 3GPP.

 

Evolução das Especificações

 

As palestras da parte da manhã foram feitas pelos responsáveis dos principais grupos do 3GPP que apresentaram a evolução das especificações na sua área nos Releases 99, 4, 5 ,6 , 7 e 8(em desenvolvimento). Foram eles:

Uma das conclusões das apresentações é que atualmente a “Core Network” é que está limitando a performance do sistema e não a radio access network. Outro ponto interessante é o contínuo desenvolvimento do EDGE que deve ser capaz de oferecer taxas de até 1,2 mbit/s.

 

Os principais drivers para as especificações do 3GPP são:

 

Palestras das Operadoras do Brasil

 

Na parte da tarde aconteceram as apresentações das operadora com representantes da Vivo, Tim, Claro, Oi e Brt.

 

José Augusto de Oliveira Neto, Representante Vivo apresentou como case a implantação da rede GSM da Vivo. Foram 6.273 BTSs implementadas por Ericsson e Huawei. Mais de 1.200 km de cabos de RF e 120 km de power cables.

 

Maurício Cascão, Representante TIM apresentou a arquitetura do core da Tim que pretende se basear no IMS e SOA.

 

Renato Lyra da Claro espera que em 2008 cerca de 5% dos celulares da Claro sejam 3G

 

Marcelo Alves de Andrade, Representante Oi e Dante Nardelli Júnior, Representante Brasil Telecom apresentaram também as visões destas operadoras.


O Workshop contou ainda com uma palestra de Chris Pearson do 3G Americas que apresentou uma atualização da implantação do sistema 3GPP nas Américas e de Eduardo Murakami da Anatel.

 

 

Comente

 

Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br