25/09/2005

Como Foi: SET 2005 Broadcast & Cable

 

O Congresso SET 2005 organizado e promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações foi realizado em São Paulo nos dias 21 a 23 de setembro de 2005.

 

O congresso contou com palestras, talk shows, tutoriais e debates com profissionais de destaque no mercado, discutindo cenários e indicando tendências, lançamentos e atualidades.

O evento foi aberto com uma temática recorrente: a definição dos papéis da Anatel e do Minicom, pois é necessário que os vários pontos de vista convirjam para uma estratégia comum, visando à implantação da TV Digital.

 

O Ministério das Comunicações afirmou que a adoção da HDTV acontecerá em 2006, não havendo motivo para postergá-la, especialmente porque o Brasil é um grande produtor internacional de conteúdo e o mundo inteiro está fazendo televisão de alta definição.

 

A partir da regulamentação haverá o posicionamento dos diversos players envolvidos, sendo necessário preservar canais já estabelecidos.  Atualmente há poucas restrições regulamentares para as Telecomunicações , enquanto que a Radiodifusão tem dificuldades em obter investimentos em função do excesso de restrições regulamentares: apenas 30% de participação acionária não faz o investimento interessante para o capital estrangeiro.

 

Instigante – assim pode ser definido o painel conduzido por Fernando Bittencourt da SET e TV Globo RJ e seus convidados para o Talk Show  que debateram “Convergência de Negócios”.

 

Foram expostos os pontos positivos e negativos da Convergência das operadoras Vivo, sob o enfoque 3G e da Oi/Telemar, com a tecnologia GSM;  das TV´s aberta: Globo e por assinatura: TVA; além da Accenture e da Intel, que têm pela frente  o aumento nas demandas para  a implementação da  HDTV .

 

Depois de explorar aspectos como Mobilidade, Interatividade, finalmente chegou-se ao assunto que é do interesse de todos os players: como toda essa parafernália tecnológica vai impactar na vida das pessoas? Foi ponto pacífico: A convergência que interessa a todos é a ponta de consumo.

 

 

Comente

 

Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI