25/09/2005
Como Foi: SET 2005 Broadcast & Cable
O Congresso SET 2005 organizado e promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações foi realizado em São Paulo nos dias 21 a 23 de setembro de 2005.
O congresso contou com palestras, talk shows, tutoriais e debates com profissionais de destaque no mercado, discutindo cenários e indicando tendências, lançamentos e atualidades.
O evento foi aberto com uma temática recorrente: a definição dos papéis da Anatel e do Minicom, pois é necessário que os vários pontos de vista convirjam para uma estratégia comum, visando à implantação da TV Digital.
O Ministério das Comunicações afirmou que a adoção da HDTV acontecerá em 2006, não havendo motivo para postergá-la, especialmente porque o Brasil é um grande produtor internacional de conteúdo e o mundo inteiro está fazendo televisão de alta definição.
A partir da regulamentação haverá o posicionamento dos diversos players envolvidos, sendo necessário preservar canais já estabelecidos. Atualmente há poucas restrições regulamentares para as Telecomunicações , enquanto que a Radiodifusão tem dificuldades em obter investimentos em função do excesso de restrições regulamentares: apenas 30% de participação acionária não faz o investimento interessante para o capital estrangeiro.
Instigante – assim pode ser definido o painel conduzido por Fernando Bittencourt da SET e TV Globo RJ e seus convidados para o Talk Show que debateram “Convergência de Negócios”.
Foram expostos os pontos positivos e negativos da Convergência das operadoras Vivo, sob o enfoque 3G e da Oi/Telemar, com a tecnologia GSM; das TV´s aberta: Globo e por assinatura: TVA; além da Accenture e da Intel, que têm pela frente o aumento nas demandas para a implementação da HDTV .
Depois de explorar aspectos como Mobilidade, Interatividade, finalmente chegou-se ao assunto que é do interesse de todos os players: como toda essa parafernália tecnológica vai impactar na vida das pessoas? Foi ponto pacífico: A convergência que interessa a todos é a ponta de consumo.
Comente
Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares