05/08/2006
Como foi: ABTA 2006
A Feira e Congresso da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) é o maior e mais importante evento da televisão por assinatura do Brasil.
A ABTA 2006 realizou-se nos dias 1 a 3 de Agosto no ITM, São Paulo.
Participaram da Abertura o Presidente da Anatel Plínio de Aguiar Júnior, o Presidente do conselho da ABTA Christopher Torto e o Diretor Executivo da ABTA Alexandre Annenberg.
Um dos destaques da abertura do evento foi o anúncio do acordo feito entre a Net e antenistas no Rio de Janeiro para legalizar a distribuição de TV por assinatura em favelas. Este acordo é fruto de um esforço empreendido há muitos anos por Fernando Mousinho.
Os grandes temas discutidos no Congresso foram:
O Painel sobre o Triple-play contou com a participação de Francisco Valim (net Serviços), Leila Loria (TVA), Chris Torto (Vivax), Luiz Eduardo Baptista (Sky/DirecTV) e Ricardo K (Brasil Telecom) e mostrou a posição dos principais player do segmento em contraposição à das Teles, representadas por Ricardo K.
A TV por assinatura passa por um bom momento, com as empresas saneadas e a questão da fusão Sky/DirecTv resolvida. O número de assinantes de TV por assinatura voltou a crescer (Mais Detalhes) e as operadoras estão iniciando a oferta de serviços de telefonia fixa. O Net Fone via Embratel possui mais de 70 mil assinantes. A Banda Larga continua crescendo a taxas mais altas que as do acessos ADSL.
O evento contou ainda com a participação do Ministro das Comunicações que pretende formar um grupo para discutir as regras de competição para a TV por Assinatura. As operadoras de TV por Assinatura ressaltaram que a entrada das operadoras de telefonia fixa no segmento deve vir acompanhada de uma revisão do marco regulatório de modo a preservar a concorrência no segmento.
O evento contou também com o STA, seminários específicos realizados em conjunto com o Congresso.
A Feira contou com um grande número de expositores principalmente empresas programadoras indo da Discovery à Al Jazeera.
Anteriormente à realização do evento a Net e a Vivax já haviam divulgado seus resultados do 2T06. A TVA apresentou seu planos em uma entrevista coletiva realizada em 31/07/2006.
TVA rumo ao Quadruple Play
Leila Lória, Diretora Superintendente da TVA, acompanhada de uma equipe de executivos da empresa, apresentou os planos da operadora face à demanda do mercado por multiserviços: serviços de vídeo (TV Paga, IPTV e DVB-H), serviços IP (Banda Larga, Wimax) e serviços de voz (VoIP).
Segundo a TVA, os movimentos no mercado internacional apontam mudanças no conteúdo com foco nos serviços de vídeo e exigem a incorporação de portabilidade e mobilidade. Para atender a essa demanda, a operadora está lançando dois produtos que estendem o conceito de serviços ofertados no “living room” (dentro de casa) para “anywhere” (onde quer o usuário esteja).
O primeiro produto já é um lançamento que transforma o aparelho de TV de casa num provedor de vídeo. Chama-se Sling e trata-se de um equipamento que, instalado em cima do set-top box envia a programação pela Internet para um PC ou handheld em tempo real. Do lado do PC, basta uma conexão de banda larga com a utilização de um software apropriado e o usuário poderá assistir e controlar a programação de sua televisão de qualquer lugar.
O segundo, ainda está em fase de testes com três células em SP, utiliza a tecnologa WiMAX e a experiência está sendo feita em parceria com Intel, Samsung e Sprint. Chamava-se Projeto TVA nas Escolas e recentemente foi rebatizado como Escola Modelo. A TVA, que acredita muito no futuro da tecnologia, afirma que WiMAX é uma tecnologia disruptiva para transmissão de dados e fará pelos serviços de dados o que o celular fez pela voz. Segundo a operadora, em breve o custo do chip WiMAX, que passará também a ser incorporado nos laptops, a exemplo do WiFi, será um terço do custo do chip GSM.
Para saber como foi em 2005 consulte: ABTA 2005
Comente
Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares