30/11/2006
III Encontro VIVO de Telecomunicações e Imprensa
Foi realizado terça-feira, dia 28 de Novembro, o 3º encontro Vivo de Telecomunicações e Imprensa. O evento que contou com especialistas da área visou discutir a relação das operadoras com os clientes e iniciativas para tornar o relacionamento um diferencial competitivo.
Entre diversos convidados estiveram presentes no evento Ercio Zilli, presidente executivo da Acel, Jarbas Valente, Superintendente de Serviços Privados da Anatel e Luis Fernando Liñares, Presidente do Conselho Consultivo da Anatel, além do próprio presidente da Vivo Roberto Lima.
O Tema mais discutido foi a relação entre a operadora e seus clientes, principalmente no que diz respeito ao atendimento e suporte oferecido pelas operadoras. Foram muito questionados os sistemas atuais de SAC e Fale conosco, assim como a assistência prestada na própria aquisição do aparelho.
Segundo o presidente da Vivo, Roberto Lima, os principais anseios de um cliente e que devem ser muito bem supridos para gerar a satisfação e fidelização dos mesmos são: Cobertura, poder falar em qualquer lugar a qualquer hora, ter certeza que está sendo cobrado justa e adequadamente pelos serviços que está utilizando e um bom suporte para esclarecimento de dúvidas e resolução de eventuais problemas.
Para conseguir atingir estes três tópicos considerados fundamentais, a Vivo divulgou algumas medidas e iniciativas que estão e estarão sendo tomadas, uma delas foi a redução de cerca de 30% nos planos e tarifas da operadora. Outra medida é a reestruturação de todo o seu sistema de atendimento, desde o suporte no fale conosco do site até os call centers.
Outro ponto levantado foi a questão do celular ter se tornado uma ferramenta social de inclusão. Para se ter uma idéia em 2005 para cada 100 habitantes apenas 20,3 tinham telefones fixos e 46,5 tinham telefones celulares. Novamente o compartilhamento de redes e a necessidade de revisão do modelo atual de Telecomunicações foram citados como pontos importantes a serem considerados para futuras estratégias e planejamentos.
Coletiva de Imprensa VIVO
Na quarta-feira, dia 29 de Novembro, foi realizado também em São Paulo a coletiva de Imprensa da Vivo para divulgar algumas projeções da empresa para o mercado de celular. Além de algumas projeções foram apresentados indicadores obtidos por meio de uma pesquisa encomendada onde foi traçado um perfil para os usuários de celular no Brasil:
De acordo com a Vivo o mercado brasileiro, entretanto, apresenta potencial de crescimento em receita e penetração do serviço, a densidade de celulares estava apresentada em outubro deste ano como sendo de 51,6/100 habitantes no Brasil enquanto nos paises desenvolvidos é de 89/100 habitantes. Ainda segundo dados levantados, a média mundial da receita de telefonia móvel é de 7,9% do PIB, contra 5,4% no Brasil.
No Brasil os consumidores com renda mensal de até R$ 480 representam 64% dos usuários de celular, seguidos pelos de renda entre R$ 481 e R$ 1.199 (26%) e os de renda acima de R$ 1.200 (10%). Destes 14% possuem nível superior, 37% tem ensino fundamental e 49% possuem nível médio. Outro dado curioso é que o índice de maior crescimento no consumo de celulares se dá na faixa etária acima dos 51 anos (53%).
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares