Como Foi: Expo Celular 2005

 

Diretores do Teleco

 

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a Expo Celular é a única feira voltada exclusivamente para o setor de telefonia móvel. Este ano o evento contou com a participação de empresas voltadas para soluções e serviços para o mercado de telefonia móvel. A feira foi uma oportunidade para as empresas vislumbrarem o que os usuários em geral esperam deste mercado.

 

Elifas do Amaral Gurgel - Presidente da Anatel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Congresso da Expo Celular foi novamente organizado pelo Teleco e contou com palestras e painéis que discutiram temas pertinentes ao atual quadro do mercado e suas perspectivas. Ao longo dos três dias, profissionais da área apresentaram e discutiram alternativas e soluções para adequar o mercado nacional a esse novo quadro tecnológico.

 

Terça-feira – 16 de Agosto: “O Setor de Celular”.

 

Palestra 1: “Experiência Mundial do Serviço Celular: Erros e Acertos”. (John Strand)

 

Foi apresentado um pequeno resumo da evolução da mobilidade ao redor do mundo e algumas das soluções adotadas por países exemplos. Muito se falou acerca da necessidade de uma maior preocupação das operadoras com relação ao perfil de seus clientes, a fim de poder oferecer a eles um conteúdo mais direcionado e customizado. Alguns pontos foram considerados fundamentais para dar continuidade ao crescimento deste mercado, entre eles: Terminais mais completos, maior cobertura nacional e internacional das operadoras, incluindo possibilidades de Roaming, e o preço cobrado pelo tráfego de dados e voz.

 

Painel 1: “Os próximos desafios: 3G, MVNO e Convergência” (Nelson Takayanagi - Anatel)

 

O painel discutiu as dificuldades e alternativas para adequar o Brasil a demanda por novas tecnologias como o 3G, MVNO e a Convergência. Um ponto considerado chave pelos painelistas foi a necessidade de a tualização, ampliação e flexibilização da Rede Brasileira de Telecomunicações. Foi discutida, também, a dificuldade de adequação deste cenário à realidade nacional e seu processo de regulamentação.

 

Quarta-feira – 17 de Agosto: “O Segmento Corporativo”.

 

Palestra 2:“Aplicações corporativas e a rede GPRS”.

 

Nesta palestra foram apresentadas soluções de aplicações para o mercado corporativo aliados a mobilidade como forma de potencializar a produtividade das empresas. O suporte da rede GPRS aliado a aplicações específicas já permite g estão remota das informações profissionais, através de e-mail, agenda e acesso a sistemas corporativos, intranet e internet. Com a solução Blackberry, por exemplo, o profissional pode trabalhar de qualquer lugar, a qualquer momento, o que segundo dados apresentados por Silvia Saladino, chega a converter 53 minutos de inatividade em produtividade.

 

Painel 2: “Soluções para o Aumento de Produtividade”.

 

O painel coordenado pelo presidente do Teleco, Eduardo Tude, não se limitou ao mercado de telefonia móvel, mas também trouxe experiências de áreas ligadas ao segmento como: Banda larga, redes sem fio e aplicações GPS, todos apresentando resultados de soluções próprias. José Jairo, vice-presidente da Móbile Telemática Ltda., apresentou dados muito interessantes acerca do perfil das empresas que optam por planos corporativos. Segundo ele, 92% das empresas pesquisadas possuem planos corporativos e 81% destas empresas possuem mais de 51 celulares.

 

Painel 3: “Tendências das Soluções Corporativas”.

 

O painel discutiu as dificuldades e alternativas para adequar o mercado nacional ao quadro mundial de telefonia móvel. Os painelistas concordaram que as redes das operadoras e os fornecedores de soluções já têm condições de oferecer suporte aos novos serviços e tecnologias, mas concordaram também que é preciso rever o conceito de suporte e relacionamento com o cliente. A maior dificuldade para se adequar ao mercado, segundo Luis Minoru do Yankee Group, é como adaptar os modelos antigos ao novo processo de evolução.

 

Quinta-feira – 18 de Agosto: “O Segmento Varejo”.

 

Palestra 3: “Conteúdos de maior apelo” ou “Mudanças no Comportamento pelo Uso do Celular” .

 

A palestra tratou de esclarecer que o celular se transformou em uma ferramenta de interatividade e que a personalização dos terminais e dos serviços será fundamental para continuar alimentando o mercado móvel.

 

Painel 4: “Novos Aparelhos para o Natal”.

 

Nesta palestra os grandes fabricantes tiveram a oportunidade de apresentar seu portfólio de aparelhos para o natal assim como as novidades para estes novos terminais. A grande aposta dos fabricantes foi a preocupação com o design, o acabamento e o direcionamento dos seus produtos. Estiveram presentes representantes da Nokia, Motorola, Siemens e Sony Ericsson, que discutiram sobre as estratégias de preço praticados junto às operadoras e os aparelhos de menor penetração no mercado. As maiores novidades ficaram por conta das câmeras de grande qualidade (2.0 megapixels), os players de vídeo e MP3 e tecnologias para conectividade, Wi-fi e Bluetooth.

 

Painel 5: “Novos Conteúdos para os Novos Aparelhos”.

 

O Painel tratou de apresentar conteúdos inovadores e de maior apelo para os usuários de celular. Empresas como 20th Century Fox, Warner Bros, Band e Globo, entre outras, já disponibilizam conteúdos exclusivamente feitos ou adaptados para os terminais. Os maiores limitadores desta expansão foram apontados como sendo as telas dos aparelhos (visualização), restrição de velocidade de transmissão dos dados e a própria forma de navegação (teclado).

 

Stand do Teleco

 

Para consultar o programa: Congresso da Expo Celular

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual serviço apresentará maior crescimento em 2025?

  TV por Assinatura
  Celular
  Telefonia Fixa
  Banda Larga

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI