25/08/06

Prepaid Forum - Estratégias para Garantia de Receita no Mercado de Pré-pago na América Latina

 

O evento

 

Foi realizado pela IBC, no Rio de Janeiro nos dias 22 e 23 de Agosto, pelo 9º ano consecutivo o Prepaid Forum 2006. O evento contou com empresas de nome que ao longo de dois dias debateram temas pertinentes ao atual e futuro quadro da telefonia móvel pré-paga no Brasil e na América Latina.

 

Palestras

 

Terça-feira, 22 de Agosto de 2006

Workshop Prepaid Forum

Como Incrementar o ARPU através da Experiência do Usuário em Serviços Móveis de Dados

Daniel Barna - Gerente Geral, Tegic Communications - AOL Wireless

Desenvolvimento de Produtos Inovadores para Alcançar Maior Sustentabilidade e Incremento do ARPU

Wellyngton da Silva - Gerente de Marketing, Amaz/Telemig Celular

Estratégias e Desenvolvimentos em VAS para Garantir Novas Fontes de Receita em Pré-pago.

Jaime Tole - Value Added Servises Manager, Colombia Móvil

 

Comentário

 

Um ponto considerado consenso entre os palestrantes e participantes foi o de que, para o mercado pré-pago, as mensagens continuarão por um bom tempo sendo as principais geradoras de receita, e que o caminho é o incentivo e suporte a uma maior variedade de serviços por meio de mobile messaging aumentando ainda mais a receita gerada por eles.

 

Jaime Tole da Colombia Móvil apresentou resultados obtidos com algumas medidas adotadas para o incremento de receita no pré-pago, como por exemplo, a campanha de incentivo para recarga de crédito eletrônica dos celulares que cresceu de 2% para 15% em 2006 e continua crescendo cada vez mais com possibilidades de recarga pela internet e por mobile banking.

 

Falou-se sobre a necessidade de campanhas de marketing mais objetivas e segmentadas e uma maior preocupação e comprometimento com o cliente pré-pago, oferecendo a ele maior e melhor suporte para que a partir de uma satisfação com os serviços e tratamento da operadora, torne mais fácil o processo de migração para planos pós-pagos e uma sólida fidelização.

 

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006

Estratégias para o Segmento de Baixa Renda e Soluções para Incrementar a Recarga Média dos Clientes Pré-pagos

Lourival de Medeiros - Diretor de Marketing, Sercomtel Celular

Estratégias de Preço em Pré-pago para Estimular o Uso em Diferentes Segmentos de Clientes

Marina Decuadra - Responsável por Pré-pago, Ancel

Estratégias para Viabilizar a Migração para Real Time Prepaid Billing

Goetz Schuchart - Technical Director, Orga System

Evolução dos Mercados Globais Pré-pagos e Visão sobre os Mercados Emergentes como o Brasil e a América Latina

Luís Minoru Shibata - Country Manager Brazil, Yankee Group

Segmentação de Clientes e Medidas para Reduzir o Churn na Base Pré-paga

Paula Baeta - Sócia-diretora, Analysis Modelagem de Dados

Desenvolvimento e Implementação de Estratégias para Incremento de ARPU

Marcelo Breser - Gerente de Marketing - Produto Pré-pago, Tim Brasil

 

Comentário

 

No último dia foram apresentadas algumas projeções para o mercado Pré-pago e algumas soluções para se alcançar maior rentabilidade e incremento da receita com investimento em dados. Um dado interessante levantado por Luís minoru é que até 2010 o ARPU dos clientes corporativos deve ser em média 2.5 vezes maior do que dos clientes convencionais.

 

Outra consideração relevante foi o fato das fraudes de cartões pré-pagos e o custo do processo para disponibilizar estes cartões atrapalhar o crescimento do mercado. Uma solução apresentada foi a dos créditos on-line ou micro-créditos, a possibilidade de uma pessoa recarregar pela internet, ou por mensagens de texto do próprio celular requerendo uma determinada quantidade, além de poder recarregar em supermercados, padarias, postos de gasolina e etc.

 

Outro fator abordado e não menos importante foi a necessidade de se reavaliar o modelo de negócios das operadoras, e sua relação com os desenvolvedores de soluções, integradores e geradores de conteúdo maior participação na receita gerada pelos serviços desenvolvidos e prestados, além de diminuir os subsídios oferecidos em prol de uma maior rentabilidade.

 

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