14/10/2012

Como foi : Futurecom 2012


De 08 a 11 de outubro, aconteceu a 14ª edição da Futurecom, maior evento brasileiro na área de telecomunicações. Realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Futurecom discutiu: banda larga móvel, espectro, aumento do tráfego (principalmente pelo aumento do uso de serviços de vídeo) e o marco civil da internet.

 

 

Master Session


Na noite do dia 08 foi realizada a cerimônia Master Session que contou com a presença de autoridades brasileiras como o ministro das telecomunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Anatel, João Rezende e dos deputados federais Eduardo Brandão de Azevedo e Jorge Bittar. Também estiveram presentes os representantes dos governos do México, Peru e Costa Rica, além de empresários.

 

Durante a cerimônia, Laudálio Veiga Filho, organizador do evento, discusou sobre a importância do desenvolvimento do das telecomunicações para o Brasil e citou exemplos de sua aplicação na sociedade, como números de acessos da BL móvel e o sucesso das recém realizadas eleições feitas atráves do voto eletrônico. O organizador do evento também comentou alguns entraves do setor como a qualidade (quebra de sinal e pontos cegos).

 

Laudálio ainda ressaltou a necessidade de política de fomentos para a indústria e para a área de inovação. Falou sobre a redução dos investimentos privados realizados no país (citando como exemplo a Foxconn). Lembrou também que o Brasil não assinou a convenção de Budapeste, tratado internacional sobre violações de direito autoral, fraudes relacionadas a computação, pornografia infantil e violações de segurança de redes.

 

Em seu discurso, o ministro Paulo Bernardo disse que os primeiros contratos do leilão de 4G serão assinados em 16 de outubro. De acordo com Bernardo, o governo deve publicar, até o fim deste mês, os decretos para que as desonerações de impostos sobre os smartphones entrem em vigor. O ministro disse ainda que o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que disciplina a concorrência entre as empresas de telefonia, banda larga, TV e rádio, deve ser votado em breve pela Anatel.

 

 

Palestras

 

Entre as palestras do primeiro dia da Futurecom, o presidente da Anatel João Rezende falou sobre a preocupação da agência quanto a qualidade dos serviços de telecomunicações e elaboração de um estudo que faz a medição da velocidade oferecida na banda larga móvel e fixa considerando variações e picos. O resultado irá gerar um ranking, o qual será divulgado em jan/13.

 

Grupo Telefônica

O presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente, afirmou que a empresa caiu no ranking de reclamações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Falou dos investimentos em redes e modernização, citou a inauguração de um Data Center. Por fim, Valente anunciou o fechamento de um acordo com a Microsoft para o fornecimento de IPTV, serviço que foi denominado Vivo TV Fibra. Sobre 4G, Valente falou sobre o funcionamento do serviço na Alemanha e como esta experiência guiará a implantação da tecnologia no Brasil.

 

Telecom Itália

Franco Bernabé, chairman da GSMA e CEO da Telecom Itália, falou sobre os desafios da empresa na América Latina. De acordo com Bernabé, em 2015, haverá 750 milhões conexões na Am. Latina, com 30% de penetração e os smartphones terão penetração de 33% (2015) e 60% em 2018. Para a região, o CEO destacou o serviço de pagamentos via celular como a grande oportunidade de negócios devido ao seu potencial de crescimento.

 

Telebras

Durante em seu discurso, Caio Bonilha, presidente da Telebras, falou sobre a concentração de 80% dos acessos de BL nas regiões sul e sudeste do país. Quanto a isso Bonilha, ressaltou uma das prioridade atuais da Telebras que é de levar cobertura para a região norte (tendo projeção de cobrir mais de 4.200 cidades e 89% da população até 2014). Afim de levar banda larga de alta velocidade para o norte e nordeste do país através de redes de fibra óptica, o presidente anunciou a parceria com a TIM. Bonilha falou também que 91% do serviço é fornecido por somente 5 provedores, ressaltando um dos objetivos da Telebras que é de incentivar a competição.

 

GVT

Amos Genish, presidente da GVT, falou sobre o ambiente brasileiro hoje, com o mercado atualmente amaduro e clientes que buscam por novos serviços, onde existe a necessidade de um modelo de negócios diferente para endereçar demandas e crescer de forma rentável. Genish afirmou que em 2014, a GVT vai oferecer serviço de BL de 20 Mbps.

 

Claro

O presidente da empresa, Carlos Zentero de los Santos, mostrou números da empresa no Brasil e na América Latina. O executivo anunciou o Claro Vídeo, serviço que deve iniciar as operações no 1T13 e funciona como uma central de vídeos e demais conteúdos, tendo entre eles séries e clipes musicais. O cliente pagará pelo serviço de forma mensal ou pelo o que assistir.

 

 

Painéis

 

Durante os painéis da Futurecom foram discutidos temas como a aplicação da tecnologia no sistema educacional, tráfego da banda larga em relação a demandas de investimentos, a interação entre os governos e a iniciatica privada na racionalização de recursos através das tecnologias de informação e telecomunicação, implantação das redes de LTE no Brasil e na Am. latina, o mercado de aplicativos móveis, M2M, o impacto da nova geração de equipamentos (tablets, smartphones, Ultra netbooks e web TV) sobre a socidade, MVNO/MVNE entre outros.

 

 

Business Trade Show

 

A feira teve mais de 300 empresas expositoras. Nestre grupo estavam operadoras de telefonia móvel, fixa e banda larga, consultorias, empresas de TI. Essas empresas trouxeram para o evento lançamentos de produtos e soluções, como por exemplo: novos pacotes de software para provedores de serviço (fornecidos pela empresa Ciena); novo tipo de mensagem móvel denomidado MIM - Mobile Instant Messaging (da Zenvia); solução de comunicação unificada, novo modelo de negócios SaaS e um sistema para a rede 4G (produtos da NEC), e outros mais.

 

A Panasonic participou da feira pela primeira vez com seu estande. A empresa Huber+Suhner voltou a participar da Futurecom com estande e a notícia de expansão de sua fábrica, que será cedida no município de Caçapava, interior de SP.

 

 

Teleco na Futurecom

 

Em 2012, o Teleco está completando 10 anos de existência, período em que acompanhou de forma continua o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil e no mundo, facilitando acesso às informações, resgatando sua história, promovendo debates e analisando o desempenho do setor. Para celebrar a data, a empresa promoveu um coquetel que contou com a participação de convidados, colaboradores e leitores que passavam pelo estande da empresa na Futurecom.

 

Diretoria da Teleco

 

Equipe da Teleco durante coquetel

 

 

http://www.futurecom.com.br/2012/

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual serviço apresentará maior crescimento em 2025?

  TV por Assinatura
  Celular
  Telefonia Fixa
  Banda Larga

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI