Publicidade

14/10/2012

Como foi : Futurecom 2012


De 08 a 11 de outubro, aconteceu a 14ª edição da Futurecom, maior evento brasileiro na área de telecomunicações. Realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Futurecom discutiu: banda larga móvel, espectro, aumento do tráfego (principalmente pelo aumento do uso de serviços de vídeo) e o marco civil da internet.

 

 

Master Session


Na noite do dia 08 foi realizada a cerimônia Master Session que contou com a presença de autoridades brasileiras como o ministro das telecomunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Anatel, João Rezende e dos deputados federais Eduardo Brandão de Azevedo e Jorge Bittar. Também estiveram presentes os representantes dos governos do México, Peru e Costa Rica, além de empresários.

 

Durante a cerimônia, Laudálio Veiga Filho, organizador do evento, discusou sobre a importância do desenvolvimento do das telecomunicações para o Brasil e citou exemplos de sua aplicação na sociedade, como números de acessos da BL móvel e o sucesso das recém realizadas eleições feitas atráves do voto eletrônico. O organizador do evento também comentou alguns entraves do setor como a qualidade (quebra de sinal e pontos cegos).

 

Laudálio ainda ressaltou a necessidade de política de fomentos para a indústria e para a área de inovação. Falou sobre a redução dos investimentos privados realizados no país (citando como exemplo a Foxconn). Lembrou também que o Brasil não assinou a convenção de Budapeste, tratado internacional sobre violações de direito autoral, fraudes relacionadas a computação, pornografia infantil e violações de segurança de redes.

 

Em seu discurso, o ministro Paulo Bernardo disse que os primeiros contratos do leilão de 4G serão assinados em 16 de outubro. De acordo com Bernardo, o governo deve publicar, até o fim deste mês, os decretos para que as desonerações de impostos sobre os smartphones entrem em vigor. O ministro disse ainda que o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que disciplina a concorrência entre as empresas de telefonia, banda larga, TV e rádio, deve ser votado em breve pela Anatel.

 

 

Palestras

 

Entre as palestras do primeiro dia da Futurecom, o presidente da Anatel João Rezende falou sobre a preocupação da agência quanto a qualidade dos serviços de telecomunicações e elaboração de um estudo que faz a medição da velocidade oferecida na banda larga móvel e fixa considerando variações e picos. O resultado irá gerar um ranking, o qual será divulgado em jan/13.

 

Grupo Telefônica

O presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antônio Carlos Valente, afirmou que a empresa caiu no ranking de reclamações da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Falou dos investimentos em redes e modernização, citou a inauguração de um Data Center. Por fim, Valente anunciou o fechamento de um acordo com a Microsoft para o fornecimento de IPTV, serviço que foi denominado Vivo TV Fibra. Sobre 4G, Valente falou sobre o funcionamento do serviço na Alemanha e como esta experiência guiará a implantação da tecnologia no Brasil.

 

Telecom Itália

Franco Bernabé, chairman da GSMA e CEO da Telecom Itália, falou sobre os desafios da empresa na América Latina. De acordo com Bernabé, em 2015, haverá 750 milhões conexões na Am. Latina, com 30% de penetração e os smartphones terão penetração de 33% (2015) e 60% em 2018. Para a região, o CEO destacou o serviço de pagamentos via celular como a grande oportunidade de negócios devido ao seu potencial de crescimento.

 

Telebras

Durante em seu discurso, Caio Bonilha, presidente da Telebras, falou sobre a concentração de 80% dos acessos de BL nas regiões sul e sudeste do país. Quanto a isso Bonilha, ressaltou uma das prioridade atuais da Telebras que é de levar cobertura para a região norte (tendo projeção de cobrir mais de 4.200 cidades e 89% da população até 2014). Afim de levar banda larga de alta velocidade para o norte e nordeste do país através de redes de fibra óptica, o presidente anunciou a parceria com a TIM. Bonilha falou também que 91% do serviço é fornecido por somente 5 provedores, ressaltando um dos objetivos da Telebras que é de incentivar a competição.

 

GVT

Amos Genish, presidente da GVT, falou sobre o ambiente brasileiro hoje, com o mercado atualmente amaduro e clientes que buscam por novos serviços, onde existe a necessidade de um modelo de negócios diferente para endereçar demandas e crescer de forma rentável. Genish afirmou que em 2014, a GVT vai oferecer serviço de BL de 20 Mbps.

 

Claro

O presidente da empresa, Carlos Zentero de los Santos, mostrou números da empresa no Brasil e na América Latina. O executivo anunciou o Claro Vídeo, serviço que deve iniciar as operações no 1T13 e funciona como uma central de vídeos e demais conteúdos, tendo entre eles séries e clipes musicais. O cliente pagará pelo serviço de forma mensal ou pelo o que assistir.

 

 

Painéis

 

Durante os painéis da Futurecom foram discutidos temas como a aplicação da tecnologia no sistema educacional, tráfego da banda larga em relação a demandas de investimentos, a interação entre os governos e a iniciatica privada na racionalização de recursos através das tecnologias de informação e telecomunicação, implantação das redes de LTE no Brasil e na Am. latina, o mercado de aplicativos móveis, M2M, o impacto da nova geração de equipamentos (tablets, smartphones, Ultra netbooks e web TV) sobre a socidade, MVNO/MVNE entre outros.

 

 

Business Trade Show

 

A feira teve mais de 300 empresas expositoras. Nestre grupo estavam operadoras de telefonia móvel, fixa e banda larga, consultorias, empresas de TI. Essas empresas trouxeram para o evento lançamentos de produtos e soluções, como por exemplo: novos pacotes de software para provedores de serviço (fornecidos pela empresa Ciena); novo tipo de mensagem móvel denomidado MIM - Mobile Instant Messaging (da Zenvia); solução de comunicação unificada, novo modelo de negócios SaaS e um sistema para a rede 4G (produtos da NEC), e outros mais.

 

A Panasonic participou da feira pela primeira vez com seu estande. A empresa Huber+Suhner voltou a participar da Futurecom com estande e a notícia de expansão de sua fábrica, que será cedida no município de Caçapava, interior de SP.

 

 

Teleco na Futurecom

 

Em 2012, o Teleco está completando 10 anos de existência, período em que acompanhou de forma continua o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil e no mundo, facilitando acesso às informações, resgatando sua história, promovendo debates e analisando o desempenho do setor. Para celebrar a data, a empresa promoveu um coquetel que contou com a participação de convidados, colaboradores e leitores que passavam pelo estande da empresa na Futurecom.

 

Diretoria da Teleco

 

Equipe da Teleco durante coquetel

 

 

http://www.futurecom.com.br/2012/

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI