08/10/2017

 

 

Como foi: Futurecom 2017

 

A 19ª edição do Futurecom aconteceu de 02 a 05 de outubro, em São Paulo, no Transamerica Expo Center. O Futurecom, maior e mais qualificado evento de Telecomunicações e TI da América Latina, neste ano contabilizou público recorde de 15 mil visitantes.

 

A cerimônia de abertura do Futurecom contou com a presença do presidente da república, Michel Temer, dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Gilberto Kassab, além do presidente da Anatel, Juarez Quadros. Em seus discursos, as autoridades presentes discorreram sobre o Plano Nacional de IoT e o desligamento da TV analógica.

 

 

Congresso

 

De acordo com a organização do Futurecom, o congresso contou com 320 palestrantes, em 112 palestras e 31 paineis além de eventos paralelos como os da Abranet, Abrint, Ciena, Forum China Brasil de Telecomunicações, Startup Session, hackatons e Design Thinking.

Entre os principais temas do evento:

 

5G: Palestrantes e painelistas trouxeram cases de como outros países estão caminhando para a nova tecnologia móvel e discutiram sobre como abrir caminho para a chegada do 5G no Brasil. Entre os desafios para implementação no país, a questão da expansão da infraestrutura atual foi levantada por vários dos painelistas que, inclusive, citaram o estudo "Cidades Amigas da Internet" realizado pela Teleco. (para ver o estudo, clique aqui)

 

Internet das Coisas: Além de ser discutido nos painéis, o tema contou com o IoT Applications, espaço de 200m2 dedicado a várias demonstrações de soluções IoT para áreas da indústria, educação, saúde, smart cities e agronegócio. Os painéis abordaram questões como as oportunidades de negócio no ambiente IoT, a aplicação de IoT em conjunto com computação em nuvem, big data e Analytics, entre outras.

 

Transformação Digital: O tema foi abordado tanto por painelistas como pelos presidentes das operadoras de telecom e, para eles, o mercado brasileiro está no caminho para a transformação digital, tida como um elemento vital para o aumento de produtividade. Entre os desafios relacionados ao tema foram citados: mudança da cultura empresarial, adequação do ambiente de regulação, exigência de novas novas competências profissionais, ampliação da cobertura de banda larga, entre outros. O tema também foi discutido no âmbito dos países da América Latina.

 

Big Data: O mercado atual torna essencial a necessidade de compreender os clientes e seus hábitos para a geração de novas oportunidades de negócios, portanto, questões como a análise e o tratamento do enorme volume de dados gerados têm ganhado força desde o Futurecom 2015 e também foram discutidos nos painéis deste ano. Um destes painéis foi o "Big Data|Analytics Gerando Valor e criando Novas Perspectivas para o Mundo dos Negócios" que foi coordenado por Eduardo Tude, presidente da Teleco.

 

Painel "Big Data|Analytics Gerando Valor e criando Novas Perspectivas para o Mundo dos Negócios" moderado por Eduardo Tude e com participação de Andre Guerreiro (Claro), Alexandre Siebra (Nokia), Ricardo Sanfelice (Vivo), Marcelo Freire (Ericsson), Ricardo Vilanova (EY), Janilson Bezerra (TIM), Roberto Seiji Murakami (NEC) e Ségio Rosa (Oi)


Keynote Speakers:

 

Anatel: O presidente da Agência, Juarez Quadros, afirmou que considera a Lei Geral de Telecomunicações (LGT), de 1997, ultrapassada e defendeu sua atualização para que atenda o novo cenário do setor diante das novas tecnologias e da mudança nos hábitos de consumo dos usuários. Quadros também ressaltou que o grande desafio atual está em como expandir a banda larga via acessos fixo ou móvel. O presidente da agência falou ainda sobre o desligamento do sinal analógico da TV aberta e a liberação da faixa de 700 MHz para os serviços de telecomunicações no país. Outro ponto levantado por Quadros foi a alta carga tributária que, para ele, é um dos obstáculos ao desenvolvimento do setor, pontuando que os tributos representaram 47% da receita líquida do setor em 2016.

 

Vivo: O presidente da Vivo, Eduardo Navarro, falou sobre o histórico da expansão da Telefônica/Vivo desde a privatização da telefonia no Brasil. Navarro relatou a transição da empresa de uma telco tradicional para uma telco digital, principalmente na área das redes de relacionamento com os clientes, através de processos de Big Data/AI cloud e IoT. Na coletiva de imprensa concedida durante a Futurecom, Navarro afirmou que, neste ano, R$ 6 bilhões serão aplicados na modernização da rede de dados. Ainda segundo o presidente, este valor representa 80% do total de investimentos aplicados por ano em melhoria da operação.

 

TIM: O presidente da TIM, Stefano De Angelis, comentou trends topics mundiais como a queda do serviço de voz e aumento do uso de dados, que segundo De Angelis tem ocorrido de forma mais forte no Brasil que em outros países; O marco regulatório muito pesado, ressaltando que as OTTs trabalham com menos regras; O custo e o tempo para inovação, que é maior para as telcos em comparação com as OTTs. O presidente chamou atenção para o atraso na penetração da banda larga no Brasil, índice que atinge 39% no país mas que é o dobro em países europeus. De Angelis afirmou que tem trabalhado pessoalmente para a melhoria dos processos internos na TIM que envolvem uma mudança de cultura interna e a digitalização de processos de negócios e administrativos.

 

Oi: O presidente da Oi, Marco Norci Schroeder, falou sobre o histórico da Lei Geral das Telecomunicações ressaltando que houve sucessos, mas que a Lei não está atualizada para o cenário atual. O presidente criticou a política praticada em relação a manutenção de orelhões no país. De acordo com Schroeder os recursos empregados pela Oi nos TUPs (Telefone de Uso Público) deveriam ser canalizados em um seviço mais utilizado. O presidente também criticou o sistema de aplicação de multas no setor e os valores das mesmas. Para Schroeder, é justo penalizar as empresas que não cumprem as obrigações, mas não é certo multar por qualquer coisa ou multar com valores exorbitantes. Segundo ele, a grande questão está em como levar banda larga para regiões que não são econômicamente viáveis.

 

 

15 anos da Teleco

 

No dia 3 de outubro, a Teleco completou 15 anos de sua fundação. A equipe da Teleco comemorou a data brindando com leitores do portal, jornalistas e clientes durante o coquetel comemorativo, realizado no estande da empresa.

 

Equipe Teleco: Marcos Toledo, Vergílio Antonio Martins, Geórgea Dias, Débora Vieira, Karen Barreto, José Luis de Souza, Huber Bernal Filho e Eduardo Tude

 

 

O Futurecom

 

O Futurecom, é evento mais importante de Telecomunicação e Tecnologia da Informação na América Latina. Teve início em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu e foi transferido, posteriormente, para Florianópolis, onde aconteceu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas realizações no Rio de Janeiro em 2012 e 2013.

 

No ano passado, o evento contou com a participação de 22.000 visitas de 45 países, reunindo 250 empresas expositoras de vários continentes, 4.000 congressistas e 400 palestrantes.

 

A edição de 2018 comemorará os 20 anos do Futurecom e já tem data marcada – 15 a 18 de outubro de 2018, em São Paulo.

 

www.futurecom.com.br

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI