20/06/08

Seminário Internet Móvel - INFO

 

Foi realizado no dia 16 de Junho em São Paulo o Seminário Info de Internet Móvel. Entre os palestrantes estiveram presentes executivos de altos cargos estratégicos de empresas como Google, Yahoo, Microsoft, Claro, Tim, Embratel, Teleco, Gartner, Itaú, Banco do Brasil, Febraban, Cinemark, Gol, Nokia, Motorola, Samsung, Sony Ericsson entre outras. O Tema escolhido foi “Mobilidade ao alcance do seu negócio”. A abertura do evento ficou por conta do presidente da Claro João Cox que falou sobre a chegada do 3G e as expectativas e perspectivas para o mercado.

 

Um ponto deixado bem claro na palestra “As novas gerações de Celulares” foi o de que não há mais limites tecnológicos para os aparelhos móveis, o limite passou a ser a criatividade para prover soluções e interfaces simples. No entanto, algumas características foram apontadas como chaves no mercado atual, como o touchscreen e o GPS, e entre as novas inovações os especialistas acreditam que teremos celulares sensoriais nos próximos anos.

 

Segundo analistas sobre a principal contribuição do iPhone foi a simplicidade de seus recursos, o ganho das operadoras que possuem o iPhone em seu portfólio é o fato dos clientes que o possuem terem um incremento de 30% no consumo de dados, principalmente proveniente da navegação e isso graças a interface extremamente amigável do aparelho, isso aliado a qualidade nos serviços oferecidos pelas operadoras e a velocidade das redes é a mistura perfeita para a massificação.

 

Ainda segundo os palestrantes, o importante é criar um hábito de consumo entre os clientes, para isso promover e estimular os serviços já existentes é tão importante quanto desenvolver novos serviços e soluções, pois com relação aos dispositivos as tecnologias e interfaces estão cada vez mais bem resolvidas e acessíveis. O preço dos aparelhos conhecidos como Smartphones caiu 58% de 2007 pra cá, segundo analistas o que aumenta sua penetração entre os clientes de menor poder aquisitivo.

 

A discussão sobre publicidade no celular também foi muito interessante e um ponto comum entre os palestrantes foi o da necessidade da criação de uma identidade própria para a publicidade móvel com adequação do conteúdo às características dos devices como tela e resolução. Será importante uma publicidade mais dirigida, pertinente aos interesses do cliente e mais objetiva. No entanto o maior desafio além da regulamentação continua sendo a resistência das Agências em apostar nesse novo espaço.

 

Como na telefonia móvel o tráfego na rede é feito em um ambiente mais controlado as operadoras têm informações mais precisa sobre os hábitos e costumes de seus clientes isso em parceria com a condição de localização possibilida publicidade direcionada. Além das aplicações baseadas em localização que trarão novas oportunidades de negócios e oportunidades para desenvolvedores, os aplicativos apontados como carro chefes com a chegada do 3G são os jogos para celular e as redes sociais.

 

Um dos painéis mais participativos foi “WiMAX x 3G” entre os assuntos ressalto a importância do WiMAX na viabilização de player menores e médios poderem disputar o mercado em condições competitivas com as grandes empresas. Ambas as tecnologias tem a capacidade de levar a comunicação móvel a àreas mais remotas e de difícil acesso embora a infra-estrutura de redes WiMAX mais barata e tenham capacidades maiores do que as redes de 3G.

 

Embora a expectativa fosse grande pouco foi falado sobre a plataforma Android da Google, apenas que ela virá trazer a democratização por completo dos desenvolvedores por ser uma plataforma totalmente aberta. Uma tendência apontada no painel foi a de que aplicações embarcadas nos próprios aparelhos serão cada vez mais raras, a tendência é elas estarem disponíveis na Web. Uma pergunta muito pertinente foi lançada no painel; Como adequar planos de dados 3G para a entrada da massa aos serviços já que nosso mercado é mais de 80% de clientes pré-pago?

Outro tema recorrente foi o das aplicações bancárias e de compras e pagamentos via celular e o desafio continua sendo a regulamentação, principalmente no que envolve bancos, além da enorme resistência dos clientes em aderir aos novos serviços por conta do receio quanto à segurança. No entanto iniciativas como a do Cinemark de vender ingressos por SMS têm tido um bom resultado, e cerca de 20% das vendas não-físicas já é derivado desta solução.

 

O Teleco esteve presente por meio da participação de seu presidente Eduardo Tude no painel “WiMax x 3G” apontado como um dos paineis mais interessante do evento. Além dele colaboradores e profissionais da empresa estiveram presentes também.

 

Comente

 

Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de Banda Larga Fixa?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI