03/02/2008
IPTV World Forum Latin America 2008 e Mobile TV Latin America
Nos dias 29 e 30 de Janeiro de 2008 aconteceu simultaneamente no Hotel Intercontinental na cidade do Rio de Janeiro dois eventos importantes para o setor de telecomunicações da América Latina, promovidos pela Informa e que contaram com o apoio do Teleco:
Como foi o 2º IPTV World Fórum Latin América
O IPTV World Latin América reuniu profissionais da América Latina e de vários locais do mundo para trocar idéias e experiências com o objetivo de encontrar o melhor caminho para a implantação e adesão desta tecnologia, principalmente nos países da América Latina, incluindo algumas experiências já realizadas no Brasil.
Vários países da América Latina como Chile, Colômbia e Argentina demonstraram como estão investindo para a implantação de IPTV em seus países, mas um fator comum entre todas as apresentações foi o empenho em desenvolver ferramentas e novas tecnologias. Entre estas apresentações destaca-se as de:
Como foi o Mobile TV Latin América.
Mobile TV Latin América conseguiu realizar uma conferência com alto nível de discussões e exemplificações, trouxe para os painéis e palestras pessoas experientes do Brasil, da América Latina e do mundo.
O Mobile TV já é uma realidade em alguns países da América Latina, com uma rápida adesão e ferramentas criadas para atrair a atenção de todos os públicos, não somente jovens, como pré-julgado por alguns analistas. O mercado é abrangente e o serviço aqui no Brasil existe mas ainda precisa de muitos ajustes, tende ser um forte negócio para as operadoras, distribuidores de conteúdos, empresas de entretenimento e produtores. O conteúdo necessita ser reeditado para o formato screen menor, como aparelhos celulares, mini tvs e outros aparelhos portáteis.
Uma das palestras mais interessantes do Mobile TV foi de Gunnar Garfors da NRK, Norwegian Broadcasting Co., empresa de broadcasting da Noruega. Ele é responsável pela Divisão de Desenvolvimento e Novas Mídias. Gunnar demonstrou através de vídeos como eles fazem as reedições e captações de imagens, os programas são desenvolvidos com no máximo 2 minutos de exibição e tem uma grande participação do público no desenvolvimento de conteúdos. Um dos grandes atrativos são os programas musicais, programas feitos especialmente para mulheres, e vários outros programas para públicos específicos. A propaganda é transmitida simultaneamente na mesma tela com a programação escolhida pelo usuário, e são para públicos alvos, diferentes para cada usuário, todo este processo, só é possível devido a grandes parcerias com operadoras da Noruega.
O evento contou com a participação do Teleco, através de seu Presidente Eduardo Tude, que coordenou as seções da tarde do dia 30 que terminou com um painel que discutiu o que precisa ser feito para melhorar a experiência do usuário com TV móvel. O painel contou com a participação de Jesper Rhode (Ericsson), Paulo Gorab (Player X), Giuseppe Piersantelli (Telecom Italia) e Juan-Pablo Torres (Alcatel- Lucent). Os participantes consideram que o serviço de TV Móvel ainda está sendo desenvolvido a nímel mundial e é preciso avançar em tópicos como: terminais, política de preços, disponibiidade do serviço e integração de conteúdos.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares