Publicidade

25/08/06

Mobile Messaging South Cone 2006

 

O evento

 

Foi realizado pela IBC, no Rio de Janeiro nos dias 22 e 23 de Agosto, o Mobile Messaging South Cone 2006. A Conferência contou com um Workshop e diversas palestras com temas relacionados às soluções de conteúdo móvel, com principal enfoque nas mensagens.

 

Palestras

 

Terça-feira, 22 de Agosto de 2006

Workshop Mobile Messaging

Potencial de Desenvolvimento dos Serviços Dedicados ao Mobile Entertainment no Brasil e América Latina

Lauro Eduardo Kozovits - Diretor, Active Tecnologia e Consultoria

Mobile Entertainment & Vídeo e TV: Serviços Potenciais e Cadeia de Valor

Pablo Moreira - Responsável por Desenvolvimento e VAS, Ancel

Modelos de Negócio de Sucesso e Origem da Receita por Meio do Desenvolvimento de Jogos Móveis

Carlos Antunes - Diretor de Marketing, M4U (Mobile for you)

Case Study Banco do Brasil - Implementação e Manutenção do Mobile Banking

Aparecido Domingos - Gerente de Projeto Mobile, Banco do Brasil

 

Comentário

 

No primeiro dia de palestras foram apresentados alguns números relacionados ao mercado de entretenimento para telefonia móvel do Brasil e também casos de sucesso de outros paises da América Latina, como Uruguai. Um ponto considerado chave para o crescimento deste mercado de serviços de mobilidade e downloads foi o investimento em jogos.

 

Segundo os palestrantes, o jogo tem a capacidade de gerar um tráfego constante na rede da operadora, por meio de jogos multiplayer via SMS e por chats e fóruns de comunidades dos próprios jogos. Foram também abordadas as facilidades e dificuldades de cada linguagem de programação (Java e Brew) e sistemas operacionais (Symbian e Windows Mobile) sobre os quais se desenvolvem estes jogos.

 

O grande potencial dos jogos está no fato de abrir portas para pequenas empresas desenvolvedoras de jogos, alimentando uma competitividade saudável que impulsiona a variedade e qualidade deste serviço. Ao contrário de aplicações de e-mails, por exemplo, o nome da empresa desenvolvedora não é uma referência fundamental de qualidade.

 

Aparecido Domingos apresentou resultados do Banco do Brasil obtidos com a solução de Mobile Banking, assunto que foi muito abordado no evento específico Mobile Banking Conference.

 

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006

Configurações para o Mercado Futuro de Messaging na américa Latina

Luís Minoru Shibata - Country Manager Brasil, Yankee Group

Case Study Claro - Estratégias para Oferecer Mobile Content, Resultados do Claro Idéias

Marco Quatorze - Diretor de VAS - Marketing, Claro

Modelos de Negócio e Origem da Receita: Convergência das Empresas de Mídia e Internet no Mundo Mobile

Fátima Pissarra - Gerente de Produtos para Celular, Terra

Início da Implantação de Estratégias de Serviços Móveis de Multimídia na América Latina para Estimular o Aumento da Receita

Juan Francisco Saveedra - CEO, GlobalNET

Case Study Movistar Chile - Mobile Content

Osvaldo Gac - Content Product Manager, Movistar Chile

Desenvolvimento de Serviços de Valor agregado Integrados para Aumentar o ARPU

Jaime Tole - Gerente de VAS, Colombia Móvil

Como Transpor Barreiras por meio do Avanço de Tecnologia dos Keypads

Glenn Kiladis - Executive Director, Marketing & Relations, Digit Wireless

 

Comentário

 

Segundo Luís Minoru do Yankee Group, o killer aplication da telefonia móvel sempre será a voz, mas o messaging será o grande impulsor de crescimento, e dentro destas considerações deixou claro que a grande aposta para incremento da receita deve ser o mercado corporativo, com planos flexíveis de minutos e dados.

 

Maco quatorze da Claro apresentou os resultados positivos do portal Claro Idéias, dedicado exclusivamente ao conteúdo para celulares, que hoje já conta com uma média de 5 milhões de downloads por mês, de todo o conteúdo a receita gerada está dividida da seguinte forma; música 59%, jogos 16%, cinema 11% outros 14%. Outro ponto levantando foi a necessidade de se aproveitar melhor o potencial do MMS (mensagens multimídias).

 

O último dia terminou com a palestra de Glenn Kiladis, que salientou a importância de se ter devices apropriados e que facilitem o uso destas novas soluções de mobilidades, fator fundamental para a aceitação, compreensão e utilização destes serviços.

 

Comente

 

Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI