25/08/06

Mobile Messaging South Cone 2006

 

O evento

 

Foi realizado pela IBC, no Rio de Janeiro nos dias 22 e 23 de Agosto, o Mobile Messaging South Cone 2006. A Conferência contou com um Workshop e diversas palestras com temas relacionados às soluções de conteúdo móvel, com principal enfoque nas mensagens.

 

Palestras

 

Terça-feira, 22 de Agosto de 2006

Workshop Mobile Messaging

Potencial de Desenvolvimento dos Serviços Dedicados ao Mobile Entertainment no Brasil e América Latina

Lauro Eduardo Kozovits - Diretor, Active Tecnologia e Consultoria

Mobile Entertainment & Vídeo e TV: Serviços Potenciais e Cadeia de Valor

Pablo Moreira - Responsável por Desenvolvimento e VAS, Ancel

Modelos de Negócio de Sucesso e Origem da Receita por Meio do Desenvolvimento de Jogos Móveis

Carlos Antunes - Diretor de Marketing, M4U (Mobile for you)

Case Study Banco do Brasil - Implementação e Manutenção do Mobile Banking

Aparecido Domingos - Gerente de Projeto Mobile, Banco do Brasil

 

Comentário

 

No primeiro dia de palestras foram apresentados alguns números relacionados ao mercado de entretenimento para telefonia móvel do Brasil e também casos de sucesso de outros paises da América Latina, como Uruguai. Um ponto considerado chave para o crescimento deste mercado de serviços de mobilidade e downloads foi o investimento em jogos.

 

Segundo os palestrantes, o jogo tem a capacidade de gerar um tráfego constante na rede da operadora, por meio de jogos multiplayer via SMS e por chats e fóruns de comunidades dos próprios jogos. Foram também abordadas as facilidades e dificuldades de cada linguagem de programação (Java e Brew) e sistemas operacionais (Symbian e Windows Mobile) sobre os quais se desenvolvem estes jogos.

 

O grande potencial dos jogos está no fato de abrir portas para pequenas empresas desenvolvedoras de jogos, alimentando uma competitividade saudável que impulsiona a variedade e qualidade deste serviço. Ao contrário de aplicações de e-mails, por exemplo, o nome da empresa desenvolvedora não é uma referência fundamental de qualidade.

 

Aparecido Domingos apresentou resultados do Banco do Brasil obtidos com a solução de Mobile Banking, assunto que foi muito abordado no evento específico Mobile Banking Conference.

 

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006

Configurações para o Mercado Futuro de Messaging na américa Latina

Luís Minoru Shibata - Country Manager Brasil, Yankee Group

Case Study Claro - Estratégias para Oferecer Mobile Content, Resultados do Claro Idéias

Marco Quatorze - Diretor de VAS - Marketing, Claro

Modelos de Negócio e Origem da Receita: Convergência das Empresas de Mídia e Internet no Mundo Mobile

Fátima Pissarra - Gerente de Produtos para Celular, Terra

Início da Implantação de Estratégias de Serviços Móveis de Multimídia na América Latina para Estimular o Aumento da Receita

Juan Francisco Saveedra - CEO, GlobalNET

Case Study Movistar Chile - Mobile Content

Osvaldo Gac - Content Product Manager, Movistar Chile

Desenvolvimento de Serviços de Valor agregado Integrados para Aumentar o ARPU

Jaime Tole - Gerente de VAS, Colombia Móvil

Como Transpor Barreiras por meio do Avanço de Tecnologia dos Keypads

Glenn Kiladis - Executive Director, Marketing & Relations, Digit Wireless

 

Comentário

 

Segundo Luís Minoru do Yankee Group, o killer aplication da telefonia móvel sempre será a voz, mas o messaging será o grande impulsor de crescimento, e dentro destas considerações deixou claro que a grande aposta para incremento da receita deve ser o mercado corporativo, com planos flexíveis de minutos e dados.

 

Maco quatorze da Claro apresentou os resultados positivos do portal Claro Idéias, dedicado exclusivamente ao conteúdo para celulares, que hoje já conta com uma média de 5 milhões de downloads por mês, de todo o conteúdo a receita gerada está dividida da seguinte forma; música 59%, jogos 16%, cinema 11% outros 14%. Outro ponto levantando foi a necessidade de se aproveitar melhor o potencial do MMS (mensagens multimídias).

 

O último dia terminou com a palestra de Glenn Kiladis, que salientou a importância de se ter devices apropriados e que facilitem o uso destas novas soluções de mobilidades, fator fundamental para a aceitação, compreensão e utilização destes serviços.

 

Comente

 

Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI