25/08/06
Mobile Messaging South Cone 2006
O evento
Foi realizado pela IBC, no Rio de Janeiro nos dias 22 e 23 de Agosto, o Mobile Messaging South Cone 2006. A Conferência contou com um Workshop e diversas palestras com temas relacionados às soluções de conteúdo móvel, com principal enfoque nas mensagens.
Palestras
Terça-feira, 22 de Agosto de 2006
Workshop Mobile Messaging
Potencial de Desenvolvimento dos Serviços Dedicados ao Mobile Entertainment no Brasil e América Latina
Lauro Eduardo Kozovits - Diretor, Active Tecnologia e Consultoria
Mobile Entertainment & Vídeo e TV: Serviços Potenciais e Cadeia de Valor
Pablo Moreira - Responsável por Desenvolvimento e VAS, Ancel
Modelos de Negócio de Sucesso e Origem da Receita por Meio do Desenvolvimento de Jogos Móveis
Carlos Antunes - Diretor de Marketing, M4U (Mobile for you)
Case Study Banco do Brasil - Implementação e Manutenção do Mobile Banking
Aparecido Domingos - Gerente de Projeto Mobile, Banco do Brasil
Comentário
No primeiro dia de palestras foram apresentados alguns números relacionados ao mercado de entretenimento para telefonia móvel do Brasil e também casos de sucesso de outros paises da América Latina, como Uruguai. Um ponto considerado chave para o crescimento deste mercado de serviços de mobilidade e downloads foi o investimento em jogos.
Segundo os palestrantes, o jogo tem a capacidade de gerar um tráfego constante na rede da operadora, por meio de jogos multiplayer via SMS e por chats e fóruns de comunidades dos próprios jogos. Foram também abordadas as facilidades e dificuldades de cada linguagem de programação (Java e Brew) e sistemas operacionais (Symbian e Windows Mobile) sobre os quais se desenvolvem estes jogos.
O grande potencial dos jogos está no fato de abrir portas para pequenas empresas desenvolvedoras de jogos, alimentando uma competitividade saudável que impulsiona a variedade e qualidade deste serviço. Ao contrário de aplicações de e-mails, por exemplo, o nome da empresa desenvolvedora não é uma referência fundamental de qualidade.
Aparecido Domingos apresentou resultados do Banco do Brasil obtidos com a solução de Mobile Banking, assunto que foi muito abordado no evento específico Mobile Banking Conference.
Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006
Configurações para o Mercado Futuro de Messaging na américa Latina
Luís Minoru Shibata - Country Manager Brasil, Yankee Group
Case Study Claro - Estratégias para Oferecer Mobile Content, Resultados do Claro Idéias
Marco Quatorze - Diretor de VAS - Marketing, Claro
Modelos de Negócio e Origem da Receita: Convergência das Empresas de Mídia e Internet no Mundo Mobile
Fátima Pissarra - Gerente de Produtos para Celular, Terra
Início da Implantação de Estratégias de Serviços Móveis de Multimídia na América Latina para Estimular o Aumento da Receita
Juan Francisco Saveedra - CEO, GlobalNET
Case Study Movistar Chile - Mobile Content
Osvaldo Gac - Content Product Manager, Movistar Chile
Desenvolvimento de Serviços de Valor agregado Integrados para Aumentar o ARPU
Jaime Tole - Gerente de VAS, Colombia Móvil
Como Transpor Barreiras por meio do Avanço de Tecnologia dos Keypads
Glenn Kiladis - Executive Director, Marketing & Relations, Digit Wireless
Segundo Luís Minoru do Yankee Group, o killer aplication da telefonia móvel sempre será a voz, mas o messaging será o grande impulsor de crescimento, e dentro destas considerações deixou claro que a grande aposta para incremento da receita deve ser o mercado corporativo, com planos flexíveis de minutos e dados.
Maco quatorze da Claro apresentou os resultados positivos do portal Claro Idéias, dedicado exclusivamente ao conteúdo para celulares, que hoje já conta com uma média de 5 milhões de downloads por mês, de todo o conteúdo a receita gerada está dividida da seguinte forma; música 59%, jogos 16%, cinema 11% outros 14%. Outro ponto levantando foi a necessidade de se aproveitar melhor o potencial do MMS (mensagens multimídias).
O último dia terminou com a palestra de Glenn Kiladis, que salientou a importância de se ter devices apropriados e que facilitem o uso destas novas soluções de mobilidades, fator fundamental para a aceitação, compreensão e utilização destes serviços.
Comente
Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares