28/02/2016
Mobile World Congress 2015
O Mobile World Congress (MWC) é o principal evento do setor de comunicações móveis (celular) do mundo.
Promovido pela GSM Association, a edição de 2015 aconteceu entre os dias 22 e 25 de fevereiro em Barcelona com um público estimado de mais de 100 mil pessoas.
O Brasil esteve presente no evento com o Ministro, Presidente da Anatel e representantes do Congresso, Presidentes de operadoras, jornalistas e profissionais, além de empresas com stands.
Apresenta-se a seguir os principais destaques do evento, do qual o Teleco foi "midia partner" pelo nono ano consecutivo.
Temas do Congresso
No congresso que teve como mote "Móvel é tudo" os temas de maior destaque foram 5G e IoT.
5G ainda está em fase de especificação, mas o que se quer é mais velocidade, mais conexões, mais capacidade e menos latência. Para Vittorio Colao da Vodafone estamos entrando na "gigabit society".
A Internet das coisas (IoT) foi debatida em seus vários segmentos com destaques para o carro conectado, navios conectados (Royal Caribbean), wearables e internet industrial.
O carro conectado já é considerado uma realidade e é apontada como a área de maior crescimento de IoT. O que se discute, em apresentações de empresas como Ford, Mercedes e Shell, é a direção autônoma, que virá em um contexto de carro compartilhado. Um carro autônomo compartilhado pode substituir onze caros normais.
Entre os keynotes destacaram-se Vittorio Colao (Vodafone), Half de la Vega (AT&T), Hans Vestberg (Ericsson), Mark Fields (Ford), Guo Ping (Huawei) e Mark Zuckerberg (Facebook),
Global Mobile Wards (20ª edição)
Os principais destaques entre os 40 prêmios de melhores do ano foram:
O presidente da Teleco (Eduardo Tude) fez parte da comissão julgadora.
Feira
Na Feira o destaque vai para a realidade virtual que podia ser experimentada em vários stands.
Era possível também experimentar novos modelos de smartphones de vários fornecedores. O destaque ficou com a Samsung (S7), a Huawei e a LG.
Entre os grandes vendors o destaque foi para a Nokia e a Alcatel que se apresentaram unidas como uma só empresa com o nome Nokia.
Você pode consultar um relato com impressões sobre o congresso no Blog do Teleco.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares