03/03/2019

 

Mobile World Congress 2019

 

O Mobile World Congress (MWC) é o principal evento do setor de comunicações móveis (celular) do mundo. Promovido pela GSM Association, a edição de 2019 aconteceu entre os dias 25/02 e 28/02 em Barcelona com um público estimado de mais de 100 mil pessoas.

O Brasil esteve presente no evento com representantes do Congresso, MCTIC, Anatel e Presidentes de operadoras, jornalistas e profissionais.

Apresenta-se a seguir os principais destaques do evento, do qual o Teleco foi "midia partner" pelo décimo segundo ano consecutivo.

 

O Congresso

 

 

 

No congresso, que teve como mote "Conectividade Inteligente" os temas principais foram 5G, IoT e Inteligência artificial (AI).

 

5G

 

5G está se tornando uma realidade com a entrada em operação comercial das primeiras redes e a disponibilização de smartphones 5G. Estas redes terão incialmente como objetivo o aumento de capacidade, diminuindo o custo por bit e propiciando uma oferta de pacotes de dados maiores para os usuários, ou a oferta de BL fixa wireless.

Existe um esforço para identificar novas aplicações que necessitem de latência reduzida, slicing ou outras funcionalidades disponibilizadas pelo novo "core 5G". Os "Business Cases" para esta fase ainda estão sendo desenvolvidos e os principais candidatos são aplicações industriais (manufatura) e realidade virtual. Neste cenário "edge computing" passou ser um tema de destaque no MWC19 como fundamental para viabilizar aplicações de baixa latência.

 

IoT

 

O sucesso do 5G está diretamente ligado ao desenvolvimento de soluções de IoT, o que fez com que o tema crescesse no MWC 19.

As soluções de conetividade estão avançando com o NB-IoT e do LTE-M, assim como as soluções de IoT nos vários segmentos apresentados por operadoras como a AT&T, Verizon, Vodafone, Orange e Telefonica. Garantir o tempo de bateria de 10 anos e segurança são alguns dos desafios apontados.

 

Inteligência Artificial (AI)

 

AI foi um tema recorrente no congresso seja nas sessões dedicadas ao tema que trataram de temas como ética ou nas sessões dos outros temas.

 

"Cybersecurity"

 

O tema entrou na pauta do MWC devido à pressão política exercida pelos EUA para que os países do Ocidente não utilizem a Huawei como fornecedor para suas redes 5G, mas parece haver um consenso entre os participantes do MWC que a questão deveria ser resolvida tecnicamente.

O CEO da Huawei em sua apresentação como key note do congresso afirmou que “A Huawei não tem backdoor, nunca teremos e nunca deixamos ninguém fazer isso com nosso equipamento. Levamos essa responsabilidade muito a sério.” O Reino Unido fez uma verificação detalhada nos softwares da Huawei e não achou nada.

A questão torna-se mais relevante devido a liderança da Huawei no fornecimento de redes 5G. Segundo informações dos próprios fornecedores a Huawei firmou trinta contratos de redes 5G, a Nokia vinte e a Ericsson dez.

 

Outros destaques

 

 

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI