18/12/2005

Como foi: PLC – POWERLINE COMMUNICATIONS

 

Analise as aplicações e oportunidades em PLC – POWERLINE COMMUNICATIONS e aumente o potencial de receita de seus negócios

 

A Conferência

 

A Conferência “Analise as aplicações e oportunidades em PLC – POWERLINE COMMUNICATIONS e aumente o potencial de receita de seus negócios” foi organizada pelo IBC - International Business Communications, e teve por objetivo a divulgação desta tecnologia, que vem obtendo sucesso crescente no mundo, notadamente na Europa.

 

O evento foi realizado no dia 30 de novembro de 2005, no Paulista Plaza Hotel em São Paulo e contou com a participação de representantes de concessionárias de energia, de empresas operadoras de telecomunicações, consultores e fabricantes de equipamentos na tecnologia PLC. A Conferência contou com o apoio do Teleco.

 

Temas apresentados e palestrantes

 

Panorama da Tecnologia PLC no Brasil: Avanços, Desafios e Oportunidades

 

Alexandre Bagarolli – Gerente de Tecnologia e Infraestrutura de Redes (CPqD)

 

Discorreu sobre as atividades desenvolvidas no País, no contexto das várias facetas relacionadas com a tecnologia PLC. Lembrou que, por se tratar de tecnologia e não serviço, não é passível de regulamentação; mencionou que a ANATEL já autorizou a certificação dos modems PLC para uso na rede brasileira e que provavelmente no futuro breve deverão ser emitidas normas relativas à emissão de ruídos por equipamentos na rede elétrica. Mencionou iniciativas de várias empresas em testes piloto no País (CELG, Eletropaulo, Projeto Barreirinhas, etc), bem como o projeto OPERA, que contará com a participação do Brasil, através da APTEL. Lembrou que modems PLC já são “montados” no País em pequena escala, para aplicação indoor e mencionou a char que a tecnologia PLC poderá ser bastante competitiva numa produção em escala. Em sua avaliação, o preço médio por usuário para uma rede PLC deverá ficar em torno de R$ 300,00 para ser viável.  

 

Aspectos Regulatórios e Padronização dos Serviços e Produtos

 

Sávio Pinheiro – Consultor (SP Comunicações)

 

O Sr. Sávio Pinheiro discorreu primeiramente sobre os procedimentos adotados pela ANATEL, de uma forma geral, para certificação de equipamentos de telecomunicações: homologação, testes e ensaios, interoperabilidade, laboratórios autorizados, etc.

 

Especificamente sobre os equipamentos PLC, salientou que todas as normas aplicadas aos equipamentos de telecomunicações no que tange aos requisitos de proteção elétrica e de compatibilidade eletromagnética também seriam aplicadas a esses dispositivos.

 

Observou que principalmente o atendimento aos parâmetros de QoS (Qualidade de Serviço) seriam objeto de avaliação para certificação de equipamentos PLC.

 

Apresentação do Projeto OPERA (Open PLC European Research Alliance)

 

Aderbal Borges - Diretor de Desenvolvimento de Negócios (FITec)

 

Iniciou sua apresentação mostrando a estrutura de desenvolvimento de P&D na Comunidade Européia, os objetivos (ampliar o conhecimento tecnológico da indústria e sua competitividade no cenário mundial) e os investimentos associados, que vão atingir 17,5 bilhões de Euros no quadriênio 2002-2006. Mostrou como o Projeto OPERA, que objetiva fornecer acesso banda larga a TODOS os europeus até o final de 2006, em taxas de até 200Mbps, e conta com um orçamento de 33 milhões de Euros, está inserido no contexto do Programa de P&D da CE. Apresentou as metas e a estruturação do Projeto, e detalhou a participação do Brasil no projeto, único País não Europeu convidado para tal. A participação brasileira já conta com a adesão de várias Concessionáias de Energia, Institutos de Pesquisa e empresas, e contará com uma contrapartida da CE de 78 mil Euros. Encerrou sua apresentação mostrando a importância da participação brasileira no Projeto OPERA (entre as quais a garantia do atendimento das tecnologias geradas no projeto aos requisitos da rede elétrica brasileira, e as parcerias que deverão surgir entre indústrias brasileiras e européias)

 

Fatores Críticos Comerciais para Implementação da Tecnologia PLC

 

Eng. Victor Caseiro - Diretor Comercial - Europa do Sul e America Latina (Ilevo – Schneider Electric PLC)

 

Apresentou um Business Plan para uma aplicação PLC, mostrando ser viável o uso desta tecnologia quando a mesma é empregada para um conjunto de serviços, incluindo serviços para a Concessionária e serviços para os usuários. Discorreu sobre a flexibilidade da tecnologia PLC e sua adequação a diferentes tecnologias de backbone, bem como seu potencial de redução de custos. Também a cha que o preço médio de R$ 300,00 por usuário, para uma rede PLC (incluindo modems de acesso e os gateways) é factível no curto prazo. Discorreu sobre alternativas de receitas com a tecnologia, usando a rede PLC em sua potencialidade de “unbundling”.

 

Projetos de PLC na Eletropaulo

 

Paulo Pimentel - Gerente de Serviços de Automação (Eletropaulo)

 

Lembrou que desde o ano 2001 a Eletropaulo desenvolve atividades com a tecnologia PLC, mostrando fotos de várias das instalações realizadas, incluindo aplicações de inclusão digital, acesso a centrais de informações da Eletropaulo, testes piloto em Goiânia e em Barreirinhas. Discorreu sobre a grande experiência da Eletropaulo com relação a esta tecnologia e mencionou parceria entre a empresa e o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano, de São Paulo), para a implantação de leitura centralizada de medidores de energia, gás e água usando a tecnologia PLC, em dezenas de edifícios consruídos e ém construção pelo CDHU. Finalmente mencionou que, em parceria com uma emkpresa americana, a Eletropaulo estuda a implantação comercial de serviços com tecnologia PLC já em 2006.

 

MODELOS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

 

PLC: Uma Nova Alternativa de Negócios

 

André Mayon - Gerente de Produtos Broadband (Star One)

 

O Sr. André Mayon começou sua palestra abordando os avanços da tecnologia de transmissão de dados via satélite. Apresentou alguns projetos realizados pela Star One no Brasil.

 

Em seguida abordou as potencialidades de um mix das tecnologias PLC e satélite. Salientou que ambas as tecnologias poderiam ser complementares no oferecimento de acesso banda larga para o usuário final (comércio, SoHo, residência), utilizando o satélite como backbone de dados e o PLC como acesso de última milha.

 

Uma associação potencial estaria nos projetos de inclusão digital em áreas remotas, onde o meio mais viável para a transmissão de dados é o satélite associados à capilaridade do PLC.

 

PLC: Uma Nova Forma de Explorar a Rede

 

Orlando César de Oliveira - Consultor de Telecomunicações (COPEL)

 

O Sr. Orlando fez um panorama mundial da tecnologia PLC apresentando as principais empresas envolvidas, dividindo-as em três segmentos: desenvolvedores de tecnologia (chipsets), fabricantes de equipamentos e operadores. r Apresentou alguns possíveis modelos de negócios a serem adotados pelas concessionárias de energia e empresas de telecom.

 

Alguns projetos em andamento no mundo foram apresentados para ilustrar a viabilidade da tecnologia.

 

Apresentação do Projeto Barreirinhas

 

Leonardo Henrique de Melo Leite - Engenheiro de Sistemas ( FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas)

Luana Priscila Wünsch - Pedagoga, Divisão de Tecnologia Educacional (Positivo Informática)

 

Primeiramente foi feita uma apresentação geral sobre o projeto piloto experimental de Ilha Digital, baseado na tecnologia PLC, realizado na cidade de Barreirinhas (MA). Esse experimento foi executado pela APTEL (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-Estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações), sob a coordenação técnica da FITec Inovações Tecnológicas, como parte das iniciativas do Fórum PLC Brasil.

Várias empresas e entidades participaram do projeto, cada qual com uma colaboração específica. O projeto teve os seguintes objetivos principais;

Foi feito um balanço dos resultados da fase I e apresentado o cronograma da fase II do projeto, com expectativa de início no primeiro trimestre de 2006.

 

Em seguida a Sra. Luana, da empresa Positivo, uma das parceiras do projeto, expôs sobre a experiência da utilização do Portal Aprende Brasil, como provedor de conteúdo educacional, utilizado nas escolas atendidas pelo projeto piloto.

 

 

Apresentação do Projeto CDHU – Empreendimento Móoca

 

Raphael Pileggi - Secretário Executivo do Programa Qualihab ( Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU)

 

O Sr. Rafhael Pilleggi expôs o projeto do CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.

Trata-se de um protótipo de medição individualizada e a distância, do consumo de água, gás e eletricidade para conjuntos habitacionais de interesse social.

 

A tecnologia PLC foi utilizada para suportar a comunicação dos diversos dispositivos de medição (água, gás e energia) de cada usuário a fim de diminuir custos, facilitar a leitura remota e oferecer maior proteção contra violações.

 

Foram apresentados os resultados do projeto mostrando a viabilidade da tecnologia PLC em redes de comunicação para fins específicos.

 

PAINEL - Integração Setorial: Fator Chave para uma Implementação de Sucesso

 

Participantes:

Luis Henrique Vilhena, Gerente de Planejamento Técnico ( TLATAM – Telefonica Latino America)

Orlando César Oliveira, Consultor de Telecomunicações ( COPEL )

Luiz Antonio Molento, Diretor de Telecomunicações ( UOL )

André Mayon, Gerente de Produtos Broadband ( Star One )

Cláudio Nascimento, Gerente Comercial ( Arecco)

Eng. Victor Caseiro, Diretor Comercial - Europa do Sul e America Latina ( ILEVO – Schneider Electric PLC)

 

Mesa redonda para discussão sobre os possíveis modelos de negócios a serem adotados pelas companhias de Energia e Telecom no oferecimento de serviços de comunicação de banda larga via PLC.

 

Questões comerciais envolvendo custos de equipamentos, potencialidade de fabricação destes no Brasil, expectativa de demanda e oferecimento de novos serviços também foram discutidos.

 

Por fim, foram levantados os principais pontos de entrave para que a tecnologia PLC deslanche como uma opção de acesso banda larga no Brasil e em outros países sul-americanos.

 

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI