28/08/06

Telexpo Voip 2006

 

O Congresso

 

A exposição e congresso Telexpo VoIP 2006 foi promovida pela Questex com o objetivo de apresentar as novidades da Tecnologia VoIP e da Telefonia IP, as empresas do setor e as aplicações e serviços oferecidos para um setor que promete ser o futuro das Telecomunicações.

 

O congresso foi realizado nos dias 23 e 24 de agosto no Mercure Grand Hotel de São Paulo, e contou com a participação de fabricantes de hardware, software e sistemas VoIP, de profissionais das áreas de consultoria, TI e de infra-estrutura corporativa de telecomunicações, além de operadoras de serviços de telecomunicações e representantes do governo e da Anatel.

 

Temas Principais

 

Os principais temas abordados foram:

Palestras

 

23 de agosto 

 

Abertura AB1: VoIP na Mobilidade

José Mário B. Serra e Paulo Perez (Lucent)

Painel P11: Serviços, Aplicações e Produtos de Telefonia IP

Moderador: Luiz Carlos A. Machado (Cisco)

Painelistas: Marcos Antônio Silva Filho (Alcatel), Adenor M. de Araújo Jr (AGM Telecom) e Pedro G. Suchodolski (Voitel)

Painel P12: Convergência das Redes de Circuitos (TDM) e Pacotes (VoIP)

Moderador: Freddy Van Laer (Ericsson)

Painelistas: Paulo S. de Morais (PsM Gestão Tecnológica), Fabiano Silva (Taitell Telecom) e Marcelo Openheimer (Stracta)

Painel P13: Segurança das Comunicações VoIP

Moderador: Aderbal A. Borges (FITec)

Painelistas: Antônio Mariano (3Com do Brasil), Carlos Castro (Siemens), Alexsandro Tamari Martins (NEC)

Painel P14: Qualidade das Comunicações VoIP

Moderador: Cristiano Ferraz (JDSU / Acterna)

Painelistas: Jorge M. de Souza (FITec), Giancarlo Macedo (Khomp), Claudia Pereira (Nortel)

 

 

24 de agosto 

 

Abertura AB2: A Vida Como Ela É

Ênio Alves (Cisco)

Painel P21: Gestão do Tráfego e Recursos VoIP

Moderador: Cláudio Carvalho (VoiceGlobal)

Painelistas: José Francisco C. Cavalcanti (Ostara Telecomunicações), Romildo Bezerra Porto (COMPESA - Cia. Pernambucana de Saneamento) e Pedro Mariano Bícego (2S Integração e Conectividade)

Painel P22: Estratégia de Ofertas de Serviços VoIP

Moderador: Adir A. Pinto (Lucent)

Painelistas: Janete Ribeiro (Grupo Santander Banespa), Alexandre Cesar Alves (Transit Telecom) e Marcos Gordon (TMais)

Painel P23: VoIP como Alternativa de Mobilidade da Voz

Moderador: José Eduardo A. C. Braga (NEC Solutions)

Painelistas: Cintia Giotto (GVT), Luciano Barcellos (Nexa), Luis Eduardo Q. Tabares (Microsoft Brasil)

Painel P24: Aspectos Regulatórios e Legais da Telefonia IP

Moderador: Nelson Mitsuo Takayanagi (ANATEL)

Painelistas: Mauricio Ibarra Dobes (Suntech Telecom Solutions), Sergio L. Franklin (Telcordia)

 

 

Comentário

 

Profissionais e empresas estiveram reunidos no Congresso e na Exposição buscando informações e novos negócios, num cenário onde há oferta de tecnologias, porém os serviços ainda estão completamente voltados para o mercado corporativo.

 

A Voz sobre IP já está praticamente se tornando uma "commoditiy", e os prestadores de serviços VoIP, já se posicionam como provedores de soluções corporativas TIC, onde não se pode mais considerar TI e telecomunicações como áreas distintas. O serviços já devem oferecer muito mais que Voz e dados: já se procura mobilidade e escritório virtual em qualquer lugar através de qualquer rede (fixa, celular, wi-fi, etc.). E este está se tornando o grande desafio para atender as corporações de maior porte.

 

Além disso, os prestadores de serviços VoIP têm se dedicado a oferta de serviços ao mercado de pequenas e médias empresas, onde os serviços de Voz ainda encontram espaço para expansão.

 

Quanto ao mercado residencial, este terá que esperar pela expansão plena dos acessos de banda larga, para que o VoIP possa de fato chegar a todos.

 

Outras questões importantes com Segurança e Qualidade de Serviço foram tratadas durante o congresso. A Segurança das redes VoIP têm sido tratado com maior cuidado, já que começa a ser também objeto de interesse pelos mesmos ataques que as redes de dados sofrem. Cuidados adicionais devem ser alvo de ações objetivas, para evitar problemas maiores nas corporações.

 

Quanto a Qualidade de Serviço, ainda é um problema quando se usa a Internet com parte da rede de Voz, principalmente porque as redes atuais não estão preparada para a seleção e priorização de tráfegos sensíveis com os de Voz em tempo real. Mas a tecnologia avança e a cada dia surgem opções que tentam minimizar esses problemas.

 

Duas questões finais foram tratadas com importância semelhante. A Interceptação Judicial de Chamadas vem atingindo volumes bastante grandes devido aos casos de corrupção e de ações do crime organizado. Essas solicitações estão se tornando um problema para as operadoras, que são obrigadas a manter históricos de chamadas bastante volumosos e que, para produzir a informação solicitada, dedicam tempo e processamento de seus sistemas de TI sem qualquer forma de remuneração. Esta situação tem criado um mercado onde já aparecem empresas especializadas para auxiliar no processo como um todo.

 

Por outro lado, ainda não existe uma regulamentação específica para o mercado VoIP. A Anatel entende que a tecnologia não deve ser regulada, e que os novos entrantes podem prestar serviços tanto com licenças SCM como STFC (conforme o caso), já que até o preço das licenças é o mesmo.

 

A tendência verificada para os órgãos regulatórios no mundo é a de regular mercados relevantes e moderar o poder de mercado. Neste sentido, o esforço é promover a competição em mercados relevantes, e não permitir que o poder de algumas empresas impeça a competição ou a adoção justa de serviços pela sociedade.

 

Desta forma, em alguns momentos o órgão regulador brasileiro tem sido mais rígido com as concessionárias e mais brando com as autorizatárias, buscando promover a competição e a oferta mais universal dos serviços de telecomunicações.

 

 

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