10/11/2007

Como Foi: Wimax Brasil Conference & Expo 2007

 

Mais de 200 pessoas compareceram nos dias 6 e 7 de novembro ao Hotel Intercontinental em São Paulo, para participar do WiMAX Brasil Conference & Expo, organizado pela Network Eventos com o apoio do WiMAX Fórum. Luiz C M Rego é o Champion do WiMAX Forum Brazilian Chapter.

 

O evento foi aberto com uma mensagem de Roberto Pinto Martins secretário do Ministério das Comunicações, que declarou que o leilão de frequência de WiMAx no Brasil deve ocorrrer em 2008 após o leilão de 3G.

 

Mo Shakouri, Vice Presidente do WiMAX Forum apresentou um panorama do desenvolvimento e aplicações do WiMAX no mundo. O WiMAX Forum está abrindo escritórios em 6 países no mundo, entre eles o Brasil.

 

Segundo Mo em 2008 estarão disponíveis produtos certificados do WiMAX móvel. Os primeiros produtos a serem certificados serão para atender o mercado da Coréia (release 1.0 wave 1) em 2,3 GHz. Em seguida devem ser certivicados produtos para as faixas de 2,5GHz e 3,5 GHz (release 1.0 wave 2). O roadmap de especificações do mobile WiMAX (802.16e) teve o seu release 1.0 em 2007 e tem previsto o release 1.5 para 2008/2009.

 

Victor Galvis da Sprint Nextel apresentou o XOHM que é o nome do projeto de Internet da Sprint utilizando o WiMAX. A Sprint está investindo US$ 2,5 Bilhões neste projeto que deve entrar em operação comercial em 2008. No dia 9/11 Sprint e Clearwire anunciaram o fim do acordo entre estas empresas para contruir uma rede WiMax conjunta nos Estados Unidos. Este um revés para Sprint que vem apresentando uma queda de performance em 2007 (mais detalhes).

 

Merecem destaque também as apresentações de Ching-Tarn Hsieh de Taiwan e os vários painéis dobre a situação do WiMax no Brasil e na América Latina.

 

O evento contou com a patrocínio de empresas como a Airspan, Alvarion, Alcatel-Lucent, Beceem, Datalink, Huawei, Motorola, Nortel, Redline e RFS

 

Veja como foi o WiMAX Brasil Conference & Expo 2006.

 

 

Comente

 

Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br