27/06/08
4th WiMax Brazil Conference & Expo
Foi realizado nos dias 24 e 25 de junho em São Paulo o 4º WiMax Brazil Conference e Expo. Foram convidadas para palestrar diversas empresas do setor como Brasil Telecom, Motorola, Alcatel, Redline, Neovia, e empresas envolvidas com o tema como Anatel a consultoria Yankee Group. O evento foi reforçado pela grande presença de diversos representantes de empresas do setor na audiência do evento.
O evento visou discutir o futuro do WiMax, o modelo de negócios, as perspectivas e as novas oportunidades que vem com sua adoção. O consenso fundamental foi o de que para que a tecnologia ganhe força é necessário promover um ambiente de competição justo e isonômico na prestação dos serviços, garantindo um ambiente favorável à competição de todos os player envolvidos neste processo.
Segundo o grupo Yankee o potencial para o WiMax na América Latina está no Brasil, mas com a ampla adoção do 3G os players de WiMax devem se posicionar rapidamente para garantir suas participação nos mercados. Embora algumas pessoas atribuam ao 3G o papel de concorrente do WiMax os palestrantes apresentaram ambas as tecnologias como complementares. Devido a sua maior eficiência do espectro, maior velocidade e padronização global o WiMax se torna uma ótima solução para aplicações específicas, principalmente corporativas.
Segundo declaração da Motorola não existe uma única solução de mobilidade, a solução depende do dispositivo e seu respectivo modelo de uso. A maior aposta é no conteúdo oferecido sobre o protocolo IP, apontado como ponto chave na convergência para aplicações, serviços e redes.
O maiores desafios continuam sendo os processos de regulamentação das atividades e a dificuldade de se encontrar um modelo de negócios compatível com as peculiaridades do mercado brasileiro.
Comente
Envie seu comentário para teleco@teleco.com.br
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares