26/08/2016
4G: Frequências e licitações
Nesta página: Alocações de freqüências para 4G no Mundo.
O padrão LTE é o padrão de 4G predominante no Brasil sendo adotado por todas as operadoras.
A Anatel realizou em 2012 uma licitação de frequências em 2500 MHz para a implantação de redes 4G. As empresas que adquiriram estas frequências foram: Vivo, Tim, Claro, Oi, Sky e Sunrise (mais detalhes).
Frequências - Alocação das bandas para LTE
Os sistemas LTE podem ser implantados nas frequências de 700/800/1800/2600 MHz, embora a faixa de 700 MHz seja a mais vantajosa
As redes LTE já implantadas utilizam em sua maioria um par de canais separados para transmissão e recepção (FDD), embora existam também redes em que a transmissão e recepção compartilhem o mesmo canal (TDD).
Modelos de Canalizção para o espectro de 700 MHz (Dividendo DIgital)
Existem dois planos de frequências diferentes para a faixa de 700 MHz (dividendo digital). O primeiro a surgir foi o plano de banda (FDD- canais 12, 13, 14 e 17) dos EUA e o segundo é o modelo da Ásia-Pacífico (APT) que possui dois planos de banda, sendo um plano FDD (canal 28) e outro TDD (canal 44).
A figura abaixo apresenta a alocação das frequências para cada um dos planos de banda FDD.
A adoção do plano de banda dos Estados Unidos traz a vantagem de vários equipamentos terminais já estarem disponíveis no mercado, enquanto que a adoção de um dos planos de banda da APT ainda não possuem terminais compatíveis com sua alocação de frequência.
Na América Latina, os órgãos reguladores de 10 países, incluindo Brasil, México, Chile e Colômbia, recomendaram a adoção do plano de banda da APT.
A Bolivia, Porto Rico e Antígua e Barbuda, que já destinaram a faixa de 700 MHz para o LTE, seguiram o modelo de canalização dos EUA.
No Brasil, o órgão regulador de telecomunicações do país, a Anatel, está concentrado na elaboração do edital de licitação desta faixa.
Sites com informações sobre 4G
No Teleco:
Tutorial LTE: Conceitos Básicos
Tutoriais Relacionados:
Introdução ao LTE – Long Term Evolution
LTE: Solução OFDMA Otimizada para Espectro com Maior Largura de Banda
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares