Shenzhen, 1º de abril de 2019 – A Huawei divulgou na última sexta-feira, o Relatório Anual de 2018. De acordo com o relatório, a empresa manteve forte crescimento nos negócios em 2018. Sua receita de vendas foi de aproximadamente 721,2 bilhões de yuans, com um aumento ano-a-ano de 19,5%; seu lucro líquido atingiu 59,3 bilhões de yuans, representando um aumento de 25,1% ano-a-ano.
Em 2018, a Huawei investiu 101,5 bilhões de yuans, 14,1% de sua receita de vendas, em Pesquisa & Desenvolvimento, classificando-se em quinto lugar, globalmente, no The 2018 EU Industrial R&D Investment Scoreboard (Painel de Resultados de Investimento em P&D Industrial da União Europeia de 2018). Nos últimos dez anos, o gasto com pesquisa e desenvolvimento da Huawei atingiu mais de CNY 480 bilhões. De acordo com dados oficiais divulgados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a Huawei registrou 5.405 pedidos de patentes para esta organização em 2018, ficando em primeiro lugar entre todas as empresas no mundo.
No lançamento de seu relatório anual, Guo Ping, Rotating Chairman da Huawei, disse: "A Tecnologia de Comunicação e Informação está rapidamente migrando para todos os setores. Isso desencadeou uma transformação digital inteligente - a força motriz por trás de nossa economia digital. A Huawei está comprometida em construir as melhores conexões de rede do mundo, com um investimento consistente em inovação, juntamente com implantação comercial em grande escala do 5G. Em todo esse processo, a Huawei continuará a cumprir rigorosamente todos os padrões relevantes para criar produtos seguros, confiáveis e de alta qualidade. À medida que trabalhamos com esse objetivo, fica explicitamente claro: a segurança cibernética e a proteção à privacidade dos usuários estão no topo de nossa agenda. Estamos confiantes de que as empresas que escolhem trabalhar com a Huawei são as mais competitivas na era 5G. E os países que escolherem trabalhar com a Huawei ganharão uma vantagem para a próxima onda de crescimento na economia digital”.
Guo enfatizou que "a maneira mais fácil de derrubar uma fortaleza é atacá-la por dentro. E a maneira mais fácil de reforçá-la é por fora. Avançando, faremos tudo que pudermos para nos livrarmos de distrações externas, melhorar a gestão e fazer progresso em direção aos nossos objetivos estratégicos. Continuaremos a fortalecer a conformidade operacional, garantir a continuidade e sustentabilidade dos negócios e cultivar um ecossistema aberto onde todos os participantes colaborem e prosperem juntos. Além disso, manteremos nossa transformação organizacional para inspirar maior paixão e vitalidade em todo o mundo".
A unidade de negócios de operadoras da empresa lançou suas mais recentes soluções de 5G e SoftCOM AI, concentrando-se em torná-las o mais simples possível de usar e manter. O ano de 2018 também viu inovações contínuas em domínios como a banda larga doméstica premium e a IoT, ajudando as operadoras a aproveitar novas oportunidades de crescimento. Em 2018, a receita de vendas da unidade de negócio de operadoras da Huawei atingiu 294 bilhões de yuans, aproximadamente o mesmo que no ano anterior.
A unidade de negócios corporativos continuou fornecendo soluções de nuvem, big data, inteligência artificial (AI) e IoT, bem como uma variedade de produtos para data centers, armazenamento totalmente em flash e WiFi. Ao integrar essas tecnologias em sua plataforma digital, a Huawei facilitou a construção de cidades inteligentes, cidades seguras e campus inteligentes e ajudou a impulsionar a transformação digital de seus clientes nos setores de finanças, transporte e energia. Em 2018, a receita de vendas dessa unidade de negócios da Huawei atingiu 74,4 bilhões de yuans, um aumento de 23,8% em relação ao ano anterior.
A unidade de negócios de nuvem lançou 160 serviços de nuvem e 140 soluções, e trabalhou com seus parceiros para atender clientes em todo o mundo com 40 zonas de disponibilidade em 23 regiões. A Huawei aumentou sua lista de parceiros para mais de 6.000 nesse domínio e está explorando ativamente o uso de seus serviços de IA em mais de 200 projetos em 10 grandes setores.
A unidade de negócios de consumo aumentou ainda mais sua participação no mercado global de smartphones e aprimorou ainda mais o posicionamento de seus dispositivos de ponta. Também fez grandes avanços na construção de um ecossistema inteligente para todos os cenários de usuários. Em 2018, a receita de vendas doa unidade de consumo da Huawei alcançou 348,9 bilhões de yuans, um aumento de 45,1% em relação ao ano anterior.
As demonstrações financeiras do Relatório Anual de 2018 são auditadas de forma independente pela KPMG, empresa internacional de contabilidade, uma das Big Four. Para baixar o Relatório Anual de 2018, visite: www.huawei.com/en/press-events/annual-report/2018.
Nota 1: Todos os números do CNY no Relatório Anual foram convertidos em USD usando a taxa de fechamento no final de 2018, US $ 1.00 = CNY 6.8561
Nota 2: As taxas de crescimento são calculadas com base nos números CNY.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.