Huawei divulga Relatório Anual e reporta crescimento de 19%
Empresa obteve ¥ 858,8 bilhões (US$ 121,1 bilhões) em receita global de vendas

 

Shenzhen, China, 1 de abril de 2020 – A Huawei divulga o Relatório Anual de 2019, o qual apontou ¥ 858,8 bilhões (yuans, equivalentes a US$ 121,1 bilhões) em receita global de vendas, que representa crescimento de 19,1% em relação à 2018. O lucro líquido da empresa atingiu ¥ 62,7 bilhões (US$ 8,8 bilhões) e o fluxo de caixa das atividades operacionais superou ¥ 91,4 bilhões (US$ 12,8 bilhões), representando aumento de 22,4%.


A Huawei investiu 15,3% de sua receita de 2019 - ou ¥ 113,7 bilhões (US$ 16 bilhões) – em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Seu gasto total em P&D na última década excede ¥ 600 bilhões (US$ 84,6 bilhões).


De acordo com Eric Xu, presidente rotativo da Huawei, o ano de 2019 foi extraordinário para a empresa. "Nosso crescimento teve foco na criação de valor para os clientes, de modo a consolidar o respeito e a confiança deles, bem como de nossos parceiros em todo o mundo. O desempenho comercial da Huawei permanece bastante sólido", afirma.
 
Crescimento por unidade de negócio

 
1) Carrier Network Business Group (CNBG)
Em 2019, a receita de vendas da CNBG, voltada ao atendimento das operadoras de telecomunicações, foi de ¥ 296,7 bilhões (US$ 41,8 bilhões), que representa aumento de 3,8% sobre 2018.


A unidade liderou o processo de lançamento comercial de redes 5G. Para promover ainda mais a tecnologia, o destaque foi a criação de Centros de Inovação 5G juntamente com operadoras em todo o mundo. Além disso, as soluções de estação base RuralStar da Huawei estão sendo usadas em mais de 50 países e regiões, levando a internet móvel a mais de 40 milhões de pessoas que vivem em áreas remotas.

 
2) Enterprise Business Group (EBG)


Em 2019, a receita de vendas da EBG, voltada ao atendimento do mercado corporativo, foi de ¥ 89,7 bilhões (US$ 12,6 bilhões), que representa aumento de 8,6% sobre 2018.


Globalmente, mais de 700 cidades e 228 empresas da Fortune Global 500 são clientes da Huawei como parceira no processo de transformação digital. No ano passado, o destaque foi o lançamento da estratégia para computação, por meio do lançamento do Ascend 910 (processador com tecnologia de Inteligência Artificial mais rápido do mundo) e do cluster de treinamento de IA Atlas 900.

 
3) Consumer Business Group (CBG)


Em 2019, a receita de vendas da CBG, voltada ao setor de consumo, foi de ¥ 467,3 bilhões (US$ 65,9 bilhões), que representa aumento de 34% sobre 2018.


Os negócios voltados ao consumo da Huawei continuam apresentando um crescimento robusto, com um total de 240 milhões de smartphones produzidos ao longo do ano. A empresa relata progressos adicionais no desenvolvimento do ecossistema Seamless AI Life em todos os cenários e dispositivos, incluindo computadores pessoais, tablets, wearables e telas inteligentes.  


"Continuaremos aprimorando a competitividade de nossos produtos e serviços, promovendo a inovação. Essa é a melhor maneira de aproveitar as oportunidades da transformação digital das indústrias, de modo a manter um crescimento robusto a longo prazo”, destaca Eric Xu.


Todas as demonstrações financeiras do Relatório Anual de 2019 foram auditadas independentemente pela KPMG. A versão completa do relatório está disponível em www.huawei.com/en/press-events/annual-report/2019.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.