Abertura, Colaboração e Desenvolvimento: Construindo uma Sociedade Digital Segura
Durante o GSMA Mobile 360 Series, Sean Yang, diretor de Segurança Cibernética e Privacidade da Huawei, abordou temas como o cenário da tecnologia 5G no mundo, segurança cibernética e confiança na indústria

 


Sean Yang, diretor de Segurança Cibernética e Privacidade da Huawei, durante o GSMA Mobile 360 Series

 

A Haia, Holanda, 31 de maio de 2019 – A GSMA, órgão comercial que representa os interesses das operadoras de redes móveis em todo o mundo, realizou essa semana o GSMA Mobile 360 ​​Series em Haia, na Holanda. Sob o tema "Segurança para 5G" o evento reuniu representantes de operadoras globais, fornecedores de equipamentos, governos e reguladores do setor. Este é um evento que busca gerar consenso – na Europa e no mundo todo - sobre sistemas de garantia, testes e certificação de segurança cibernética 5G.


Sean Yang, diretor de Segurança Cibernética e Privacidade da Huawei, fez um discurso no evento intitulado "Abertura, Colaboração, Desenvolvimento: Construindo uma Sociedade Digital Segura". Yang discutiu o cenário 5G global em rápida mudança e compartilhou o que a indústria tem feito em padrões de segurança 5G e testes de segurança 5G em resposta a desafios de segurança cibernética.


Yang afirmou que a Huawei responde ativamente e apoia o Esquema de Garantia de Segurança de Equipamentos de Rede (NESAS) - uma iniciativa da GSMA que visa impulsionar o desenvolvimento de padrões unificados para testes e certificação de segurança cibernética na Europa e no mundo. Os padrões unificados de segurança ajudarão a garantir que todos os elementos e serviços da rede atinjam os mesmos níveis de segurança.


"É compreensível que a segurança 5G esteja chamando muita atenção", disse Yang. "Precisamos lembrar que a segurança cibernética é, na essência, um problema técnico, e qualquer problema técnico deve ser resolvido por meios técnicos. Confiança na segurança cibernética deve se basear em fatos; os fatos devem ser verificáveis; ​​e a verificação deve basear-se em normas”, completou.


Yang também enfatizou a disposição da Huawei de trabalhar com parceiros da indústria para desenvolver normas e regras mais claras, além de aumentar a confiança na indústria. "Sempre apoiamos e contribuímos ativamente com os padrões internacionais e cumprimos as leis e regulamentações de segurança cibernética", disse ele. "Estamos trabalhando com parceiros da indústria para construir um ecossistema global aberto, transparente e vibrante que aproveite a colaboração e o sucesso compartilhado", disse o executivo.


Yang expressou sua crença de que todas as tecnologias enfrentam problemas de segurança no estágio inicial. Esforços devem ser dedicados a abordar essas questões à medida que a tecnologia continua a se desenvolver, acrescentou ele, observando que todas as partes interessadas precisam adotar uma atitude proativa. Ele pediu a todos os participantes do setor que trabalhem juntos para criar confiança e criar um mundo digital seguro para as gerações futuras.


"A segurança começa com nossos valores e crenças, incluindo integridade, capacidade, responsabilidade, confiabilidade, abertura e transparência. A Huawei está trabalhando ativamente com todos os stakeholders em tecnologia de segurança, padronização, certificação, verificação e compartilhamento de informações sobre vulnerabilidade e ameaças”, disse Yang.


Yang também destacou que a Huawei construiu seis centros de verificação de segurança em todo o mundo, incluindo o recentemente aberto Centro de Transparência em Segurança Cibernética em Bruxelas, que Yang descreveu como uma plataforma para colaboração e comunicação entre agências governamentais, especialistas em tecnologia, associações industriais e organizações de padrões.


"Através desta plataforma, podemos encontrar um caminho para um melhor equilíbrio entre desenvolvimento e segurança em uma era digital", disse ele.


Durante o evento, a Huawei lançou um white paper intitulado Partnering with the Industry para 5G Security Assurance. O white paper descreve como o 5G se baseia nos protocolos de segurança das gerações anteriores de tecnologia de comunicações (de 2G e 3G a 4G) e oferece recursos aprimorados de segurança cibernética. Isso significa que o 5G é muito mais seguro que seus predecessores.


A fim de expandir as conquistas existentes na segurança 5G, a Huawei pediu que toda a indústria permaneça aberta, transparente e colaborativa, e otimize continuamente as leis, regulamentos e mecanismos de verificação e garantia para a segurança 5G. A Huawei espera que essas iniciativas tornem as redes mais resilientes e melhorem os padrões e tecnologias de segurança, de modo que as ameaças e os desafios da segurança 5G possam ser mais bem atendidos.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.