Huawei promove a evolução da produção e transmissão de vídeo 4K/8K em todo o mundo

São Paulo, 26 de novembro de 2018 - Anos atrás, muitos foram os estudos feitos que consideraram o conteúdo de vídeo como a principal estrela no volume de tráfego nas redes. O ponto agora é simples: 2019 chegou. O futuro e as previsões já são realidade em nossos hábitos no dia a dia. E na era do conteúdo em vídeo, a tecnologia será o principal facilitador para que o mercado continue provendo as ferramentas necessárias que alimentam esse ecossistema. Esse desafio requer soluções aptas para atender cada vez mais a demanda atual. Pensando nisso, a Huawei acaba de disponibilizar a próxima geração da solução para produção e transmissão Media Fabric IP-based 4K. O objetivo é promover o desenvolvimento da indústria de vídeo 4K/8K Ultra-HD e permitir que mais usuários tenham uma experiência aprimorada com serviços e programação nessa tecnologia.

Como parte dessa estratégia, a Huawei em parceria com a Hunan Broadcasting System, também apresentaram o primeiro White Paper (WP) da indústria que descreve a arquitetura e detalhes técnicos da solução para produção e transmissão Media Fabric IP-based 4K. De acordo com o WP, a solução conta com uma inovadora tecnologia de comutação limpa que permite que o sistema de produção seja dissociado do sistema de transmissão, tornando possível a inovação em mídia convergente. Além disso, a solução pode ser amplamente instalada em vans de emissoras de TV, estúdios, controles gerais, gravação e transmissão, sendo referência para a indústria de radiodifusão, TV e parcerias na solução de questões relativas à produção e transmissão em 4K.

Eduardo Bernardes, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Huawei, explica: “Para melhorar a eficiência da produção de programas e a experiência do usuário, as emissoras de TV tradicionais estão explorando novas mídias. Nesse processo, utilizam as tecnologias de Informação e Comunicação, tais como computação em nuvem, big data, Inteligência artificial e 5G para modificar os serviços tradicionais e distribuir o conteúdo produzido. Hoje, mais do que nunca, a TV adota o conceito everywhere e anytime – em qualquer lugar e a qualquer hora”, conclui o executivo.

No Brasil, alinhada com o objetivo de ajudar e estimular a adoção massificada de conteúdo 4K/8K e Realidade Virtual, a Huawei em parceria com a Claro e NET, apresentaram pela primeira vez no país, durante a última edição da Futurecom, uma demonstração de transmissão de vídeo Ultra-HD 8K em uma rede experimental 5G, com anéis de transmissão com capacidade de 10Gbps e sistema 5G Huawei, única solução fim a fim na frequência de 3.5 GHz do mercado. A TV Globo foi responsável por todo o conteúdo disponibilizado no formato 8K.

“O lançamento da solução e do White Paper comprovam o progresso em inovação que a Huawei e a Hunan Broadcasting System alcançaram para proporcionar mudanças evolutivas às emissoras de TV, promovendo não só o desenvolvimento da indústria de Ultra-HD e IPTV em todo o mundo, como também tornando realidade os estudos de cinco anos atrás, que previam consumos de vídeo de forma exponencial”, conclui Bernardes.

O conteúdo completo do White Paper pode ser visto aqui:
https://e.huawei.com/en/material/onLineView?MaterialID=262db8613955450f8eddb71b3570eae2

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. No Brasil há 20 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.