Guo Ping da Huawei: Remodelando o paradigma tecnológico em três áreas para garantir a competitividade de médio a longo prazo
Em discurso online no MWC 2022, executivo ressaltou a digitalização e a neutralidade de carbono como duas fontes de desafios e oportunidades no mundoel - IMREED e da empresa Sikur

 

Barcelona, Espanha, 1º de março de 2022 – Durante o MWC Barcelona 2022, o presidente rotativo da Huawei, Guo Ping, falou sobre o plano da empresa de continuar sua estratégia de globalização e aumentar seu investimento estratégico em tecnologias fundamentais. Por meio desse investimento, a Huawei espera reformular as teorias fundamentais, a arquitetura e o software que sustentam seu setor, aumentar sua competitividade de médio a longo prazo e garantir a sustentabilidade de longo prazo do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

No discurso de abertura que ele fez online, intitulado "Apenas olhe para cima, vamos iluminar o futuro", Guo se concentrou em duas grandes fontes de desafios e oportunidades no mundo: a digitalização e a neutralidade de carbono.

 

As teorias e arquiteturas existentes são incapazes de suportar o crescimento explosivo da demanda digital

Previsões apontam que mais de 50% do PIB global será digitalizado em 2022. À medida que a economia digital global se desenvolve rapidamente, a demanda por produtos e serviços digitais supera as expectativas. Guo explicou que, como o teorema de Shannon e a arquitetura de von Neumann continuam atingindo gargalos severos, a indústria deve explorar novas teorias e arquiteturas para remodelar o paradigma tecnológico para alcançar a sustentabilidade digital.

 

A redução de carbono afeta a vitalidade de longo prazo da economia digital

Sobre a neutralidade de carbono, Guo disse: "A densidade de conectividade e o poder de computação determinam a força da economia digital, mas também devem manter a vitalidade a longo prazo. Portanto, precisamos considerar uma nova dimensão, a redução de carbono”.

Atualmente, a Huawei adere a uma estratégia "Mais Bits, Menos Watts" nesta área. Além de melhorar seus recursos digitais fundamentais, a Huawei se comprometeu a tornar seus produtos 2,7 vezes mais eficientes em termos de energia, fazendo avanços em áreas como teorias, materiais e algoritmos. Por meio de avanços como esses, a indústria de TIC é capaz de ajudar outras indústrias a reduzir suas próprias pegadas de carbono. Na verdade, essa redução será 10 vezes maior do que a pegada de carbono da própria indústria de TIC.

 

A Huawei está aumentando o investimento estratégico em tecnologias fundamentais para remodelar o paradigma tecnológico

Guo também disse que a Huawei está aumentando significativamente o investimento estratégico em tecnologias fundamentais e trabalhando com seus parceiros para remodelar o paradigma tecnológico em três áreas: teorias fundamentais, arquitetura e software. Este investimento se refletirá gradualmente na competitividade dos produtos da empresa, que esperam apoiar o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da empresa e da indústria de TIC como um todo.

Esse investimento também está focado em ajudar a empresa a se aproximar e talvez ultrapassar o Limite de Shannon. Ao explorar novas teorias e tecnologias, como MIMO de última geração e I.A. sem fio, a Huawei pode levar suas tecnologias cada vez mais perto do limite de Shannon. Ao mesmo tempo, a pesquisa da Huawei em novas teorias, como comunicações semânticas, fornecerá à indústria orientação sobre novas teorias fundamentais.

A Huawei também está desenvolvendo novas arquiteturas empolgantes. Atualmente, a Huawei integra tecnologias fotônicas e eletrônicas e projeta arquiteturas ponto a ponto para resolver desafios tecnológicos ou gargalos técnicos.

Em termos de software, a Huawei está construindo um software full-stack centrado em I.A. e um novo ecossistema de software para atender à demanda crescente por capacidade de computação causada pelo crescimento explosivo da I.A..

 

"Sinergias software-hardware" serão o caminho a seguir

Guo ainda explicou que a ótima experiência do usuário vem das sinergias software-hardware. Ele usou dois exemplos para mostrar como a Huawei aplica esse conceito ao desenvolvimento de produtos de TIC e à inovação tecnológica para a evolução da rede. Primeiro, algoritmos otimizados para AHR Turbos estão ajudando MetaAAUs a consumir menos energia e melhorar o desempenho. Em segundo lugar, os avanços do algoritmo em óptica holográfica permitiram que os OXCs alcançassem conexões de um salto.

 

A Huawei é a empresa com o conjunto mais completo de recursos de TIC na indústria digital

Nos últimos 10 anos, a evolução da rede tem sido um processo de introdução das práticas de TI mais recentes à CT, desde IP, nuvem e I.A. hoje. Como a empresa com o conjunto mais completo de recursos de TIC na indústria digital, Guo disse que a Huawei está confiante de que será capaz de obter uma vantagem inicial na evolução para futuras redes nativas de I.A..

Encerrando seu discurso, Guo disse: "A Huawei continuará sua estratégia de globalização, em padrões, talento, cadeia de suprimentos e muito mais. A Huawei está comprometida em ajudar os clientes que a escolher a alcançar o maior sucesso nos negócios”.

O MWC 2022 acontece até 3 de março em Barcelona, na ​​Espanha. A Huawei apresenta seus produtos e soluções no estande 1H50 no Fira Gran Via Hall 1. Ao lado de operadores globais, profissionais do setor e líderes de opinião, mergulhamos em tópicos como tendências do setor, GUIDE to the Future e desenvolvimento verde para vislumbrar o futuro da redes digitais.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 197 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 24 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.