‘Brasil será o centro da inteligência artificial (IA) na América Latina’, diz CEO da Huawei no primeiro dia do Futurecom 2023 Multinacional lançou o eKit, soluções e dispositivos voltadas para Pequenas e Médias Empresas
CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng. Créditos: Alex Deitos/ Lincon Fermiano
São Paulo - 3 de outubro de 2023 - Para o CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng, o Brasil será o centro da inteligência artificial (IA) na América Latina. O executivo abordou o tema durante a sua participação no Futurecom 2023, maior evento de telecomunicações da América Latina, na palestra “Construindo um sólido backbone de computação para a sociedade inteligente”. A Huawei é uma multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.
“O poder da computação está impulsionando a inteligência artificial (IA). A potência se tornou o todo, a espinha dorsal da computação. A nuvem é o poder do setor”, afirmou.
Um backbone, do inglês, significa espinha dorsal, e representa a parte mais importante de um sistema para fornecer o suporte central para que múltiplas redes se conectem e conversem umas com as outras.
Segundo Sun Baocheng, o próximo passo da jornada da transformação digital é o da inteligência, no qual teremos um mundo totalmente conectado, por isso, é preciso aproveitar as oportunidades estratégicas que o ecossistema de tecnologia possibilita. No lugar da Internet das Coisas, teremos a Inteligência das Coisas, com muito mais aparelhos conectados facilitando tarefas do cotidiano. A Huawei tem um backbone robusto para permitir o avanço da transformação digital de todos os setores, de ponta a ponta. A companhia investe em modelos tecnológicos, com o uso da nuvem, para oferecer soluções e aplicações aos diferentes setores: governo, financeiro, indústria, mineração, meteorologia, entre outros. Isso faz da multinacional parte essencial do ecossistema que possibilitará a transformação digital do país.
“A rede é uma base massiva para ser usada em um modelo de computação com IA, o backbone é a chave para apoiar a nuvem, acelerando a indústria e demais setores. É um sistema aberto. E também podemos usar para abrir o ecossistema juntos. Por isso, nós atuamos no desenvolvimento de alianças entre os setores e a formação de talentos para a área da tecnologia, buscando construir um ecossistema de computação próspero. Acreditamos que, ao enriquecer a tecnologia de inteligência artificial e fortalecer o ecossistema de talentos, vamos consolidar o Brasil como um centro regional de computação de IA”, explicou o CEO, que também citou o programa da Huawei ICT Academy que atua no desenvolvimento de talentos.
Comportamento dos consumidores em 2030
Airton Melo, diretor de Vendas e Negócios da Huawei Enterprise Brasil, participou do painel sobre comportamento do consumidor do futuro e contou sobre experiências da China que estão sendo desenvolvidas no Brasil. “Hoje é possível realizar pagamentos sem digitar nada. Em Shenzhen, táxis autônomos já são realidade, e utilizam reconhecimento facial para que você possa utilizar o serviço. Podemos trazer isso para o Brasil, mas precisamos de regulamentação”, disse.
Para Airton, qualquer pessoa poderá interagir com novas tecnologias, com as tendências que estão surgindo, e a tecnologia precisa ser robusta e ágil. Na vanguarda das tendências, a Huawei é totalmente disruptiva com relação ao que temos de tecnologia.
Lançamento do eKit com foco em Pequenas e Médias Empresas
A Huawei lançou, nesta terça-feira, o eKit, um conjunto de 37 dispositivos focados para o mercado de Pequenas e Médias Empresas. São produtos para colaboração inteligente, redes com e sem fio, redes de acesso IP + óptico, armazenamento e plataformas de TI. Com esses lançamentos, setores como hotéis, imóveis comerciais e varejo podem usufruir e se beneficiar das soluções e produtos Huawei, que serão fáceis de comprar, vender, instalar, manter e usar para vários cenários de negócios no mercado de PMEs.
Essas soluções foram desenvolvidas especialmente para o mercado de Pequenas e Médias empresas. Em termos de capacidade e tamanho, são soluções com menor consumo de energia, mais eficientes para um determinado tipo de negócio. O eKit conta com a tecnologia de ponta da Huawei e permitirá às PMEs ter acesso às mesmas tecnologias de TIC da Huawei que grandes empresas e operadoras utilizam há anos. O lançamento representa a expansão do mercado da companhia, já que a Huawei sempre atuou com grandes corporações e indústrias. A venda do eKit será feita por parceiros estratégicos, com qualificação certificada pela Huawei para revender no país.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.