Huawei divulga Relatório Anual de resultados de 2021: Operações sólidas e investimento no futuro
Empresa alcançou receita de U$S 99,88 bilhões e mais de 22%, cerca de U$S 132,54 bilhões, foram investidos em P&D no ano passado

 

Shenzhen, China, 28 de março de 2022 – A Huawei, líder global em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), divulgou nesta segunda-feira, 28, o Relatório Anual de 2021, que revela que a empresa manteve operações sólidas ao longo do ano passado. De acordo com o relatório, a Huawei alcançou CNY 636,8 bilhões (U$S 99,88 bilhões) em receita em 2021 e CNY113,7 bilhões (U$S 17,83 bilhões) em lucro líquido, um aumento de 75,9% ano a ano. Os gastos com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da empresa atingiram CNY142,7 bilhões (U$S 22,38 bilhões) no ano passado, o que representa 22,4% da receita total. Nos últimos 10 anos, os gastos totais com P&D somam mais de CNY845 bilhões (U$S 132,54 bilhões) e a Huawei planeja aumentar continuamente o investimento no futuro.

 

"No geral, nosso desempenho estava de acordo com a previsão. Nossa unidade de negócios com operadoras permaneceu estável, nossa unidade de negócios com o setor empresarial experimentou um crescimento constante e nossa unidade de negócios de consumo rapidamente se expandiu para novos domínios. Além disso, embarcamos em um caminho rápido de desenvolvimento de um ecossistema", declarou Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, durante coletiva de imprensa nesta segunda, 28.

 

Meng Wanzhou, CFO da Huawei, também participou da coletiva: "Apesar do declínio da receita em 2021, nossa capacidade de lucrar e gerar fluxos de caixa está aumentando e estamos mais aptos a lidar com incertezas". Graças ao aumento da lucratividade dos principais negócios, o fluxo de caixa das atividades operacionais aumentou drasticamente em 2021, totalizando CNY 59,7 bilhões (U$S 9,36 bilhões). O índice de responsabilidade (liability ratio) caiu para 57,8%, e a estrutura financeira geral tornou-se mais resiliente e flexível.

 

Em 2021, a unidade de negócios de operadoras da Huawei gerou CNY 281,5 bilhões (U$S 44,15) em receita e ajudou companhias de todo o mundo a implantar redes 5G líderes. De acordo com os resultados de testes realizados por terceiros, as redes 5G construídas pela Huawei para clientes em 13 países, incluindo Suíça, Alemanha, Finlândia, Holanda, Coreia do Sul e Arábia Saudita, oferecem a melhor experiência do usuário. Ao trabalhar com operadoras e parceiros, a Huawei assinou mais de 3.000 contratos comerciais para aplicações industriais do 5G. Atualmente, essas aplicações 5G são usadas ​​comercialmente em larga escala em setores como manufatura, minas, siderúrgicas, portos e hospitais.

 

Graças às contínuas tendências de transformação digital, os negócios corporativos da Huawei também cresceram rapidamente, gerando CNY102,4 bilhões (U$S 16,06 bilhões) em receita em 2021. No ano passado, a Huawei lançou 11 soluções baseadas em cenários para setores-chave como governo, transporte, finanças, energia e manufatura. A empresa também estabeleceu diversas equipes dedicadas, incluindo um time para Minas de Carvão, um para Estradas Inteligentes e um para Alfândegas e Portos, para combinar recursos de forma a atender com mais eficiência às necessidades de seus clientes. Mais de 700 cidades e 267 empresas da Fortune Global 500 escolheram a Huawei como parceiro de transformação digital e a companhia agora trabalha com mais de 6.000 parceiros de serviços e operações em todo o mundo.

 

A unidade de negócios de consumo da Huawei concentrou-se nos desejos e necessidades dos consumidores para construir um ecossistema global para uma era inteligente e totalmente conectada, como parte da estratégia Seamless AI Life da empresa para consumidores em todo o mundo. Essa unidade gerou CNY 243,4 bilhões (U$S 38,17 bilhões) em receita em 2021 e continua a ver um crescimento constante nas vendas de wearables inteligentes, telas inteligentes, fones de ouvido sem fio e Huawei Mobile Services (HMS). Em particular, os segmentos de telas inteligentes e wearables tiveram um crescimento de 30% na comparação ano a ano. No total, o HarmonyOS foi usado em mais de 220 milhões de dispositivos Huawei no ano passado, tornando-se o sistema operacional para dispositivos móveis que mais cresceu no mundo.

 

Durante o ano passado, a Huawei também se concentrou na construção dos ecossistemas openEuler, MindSpore e HarmonyOS com base nos princípios de colaboração aberta e crescimento compartilhado. Atualmente, mais de oito milhões de desenvolvedores usam plataformas abertas, software de código aberto e ferramentas de desenvolvimento da Huawei para explorar novos cenários e modelos de negócios.

 

"A Huawei continuará a avançar em sua jornada de digitalização, transformação inteligente e baixo carbono. Contamos com talentos, pesquisa científica e um espírito inovador para aumentar continuamente o investimento e reformular nossos paradigmas para teorias fundamentais, arquitetura e software, a fim de construir nossa competitividade a longo prazo", enfatizou Ping.

 

Todas as demonstrações financeiras do Relatório Anual de 2021 foram auditadas de forma independente pela KPMG, empresa internacional de contabilidade Big Four.

 

Para baixar o Relatório Anual de 2021, visite https://www.huawei.com/en/annual-report/2021

 

Observação: a taxa de câmbio de fechamento de 2021 é de USD 1,00 = CNY 6,3753

 

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 197 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 24 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.