São Paulo, 28 de abril de 2022 – O Dia Internacional das Mulheres em TIC (Girls in ICT Day) é celebrado mundialmente em mais de 150 países, todos os anos, na última quinta-feira de abril. A data tem como intuito incentivar jovens garotas a seguirem os estudos e carreiras nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para celebrar essa data, o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) promove atividades patrocinadas pela Huawei, líder mundial no mercado de TIC, nesta quinta, 28, em sua sede em Santa Rita do Sapucaí (MG).
No início da tarde, às 13h30, o Inatel promove o workshop Robot Girls será exclusivo para alunas de ensino médico de escolas públicas e particulares de Santa Rita do Sapucaí, e terminará às 17h30, na sala 17.
Às 15h, o evento promoverá o lançamento da Exposição “Mulheres que Inspiram”, enaltecendo talentos femininos da comunidade do Inatel e também apresentando grandes mulheres que contribuíram para o desenvolvimento tecnológico mundial.
A última atividade do dia será às 17h, com o painel “International Girls in ICT Day: A importância da mulher na tecnologia, liderança feminina e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável”, que será transmitido ao vivo pelo Youtube. O Painel contará com a presença da Maria Ogawa, Technology, Media & Telecommunications Leader da Deloitte Brasil; Pliana Sant ‘Anna Lanari, Managing Director da HARTING; Tais Barbone, Gerente de Produto da PicPay Store; Tassiany Domingos Albergaria, LCS Government Specialist da GE Healthcare; e Marina Junqueira P. Hermeto, Marketing Manager da Huawei Brasil. Todas as participantes são ex-alunas da instituição.
A Huawei também atua para impulsionar carreiras femininas e ampliar a participação de mulheres no mercado de tecnologia por meio do seu programa Women in Tech. Segundo relatório da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o setor demandará, até 2024, 420 mil profissionais qualificados. Atualmente, são formados cerca de 37 mil alunos nos ensino superior e técnico, e observa-se que as mulheres estão sub-representadas nas posições de TIC de liderança e carreiras acadêmicas no setor.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Por meio da subsidiária Huawei Digital Power, a empresa desenvolve dispositivos inteligentes voltados para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica, aumentando a eficiência energética em data center, usinas de energia e infraestrutura de telecomunicação. Há 24 anos no Brasil, é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.