Huawei anuncia parcerias com Kroton, Softex e IFPB em evento de premiação do Seeds for the Future

 

No dia 6 de julho, a Huawei apresentou os 20 estudantes selecionados para o programa global Seeds for the Future, que tem como objetivo a capacitação de talentos da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento na sede da empresa, em Shenzhen, na China. A cerimônia ocorreu no novo centro de treinamento, em São Paulo. Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), André Borges; Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação (MEC), Luiz Carlos Ramos e o Diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Vieira.

 



 

Durante o evento, a Huawei assinou acordos de cooperação acadêmica com Kroton, Softex e o Instituto Federal da Paraíba para ampliar a disponibilidade de cursos de capacitação técnica e certificação. A iniciativa se dá em um momento que o Brasil atinge picos de desemprego, mas as empresas ainda relatam dificuldade de contratação de mão de obra qualificada no setor de TIC. Por isso, a Huawei espera que essas iniciativas possam aumentar a empregabilidade da indústria brasileira de TIC.

 



 

Os representantes brasileiros da edição 2017 foram selecionados pela Huawei em conjunto com as universidades parceiras – o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Norte do Paraná (Unopar), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade de São Paulo (USP). Os alunos de TIC receberão capacitação técnica e terão contato com os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento das soluções tecnológicas mais avançadas do mercado nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) localizados na sede da Huawei, em Shenzhen, na China.

 

"Investimentos em TIC têm relação direta com o PIB das nações e a qualificação de profissionais é fundamental para que as nações acelerem suas jornadas rumo à transformação digital. A Huawei tem o compromisso de fortalecer o ecossistema digital, realizar parcerias com os principais atores do mercado local e ampliar as oportunidade de emprego no Brasil. Com o Seeds for the Future, os estudantes brasileiros estarão em contato com o que há de mais inovador no mundo hoje, além de tecnologias que ainda estão em desenvolvimento e chegarão ao mercado nos próximos anos", ressalta Liu Wei, Vice-Presidente de Relações Públicas e Comunicações da Huawei.

 

O programa global de intercâmbio foi implementado em 2008 e já beneficiou mais de 20 mil estudantes de 96 países. No Brasil, o programa vem sendo realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e universidades desde 2015. Com o Seeds for the Future, a Huawei tem firmado parcerias com as principais instituições de ensino para treinar e certificar profissionais pelos programas HAINA (Huawei Authorized Information & Network Academy) e HANA (Huawei Authorized Network Academy), além de desenvolver projetos de inclusão digital e social nos países em que atua.