São Paulo, 7 de outubro de 2020 –Tornar o mundo totalmente inteligente e conectado não passa somente por fornecer os melhores equipamentos e soluções do ecossistema global de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Também é preciso investir em pessoas. Há 22 anos no Brasil, a Huawei já treinou mais de 30 mil profissionais em diversas iniciativas educacionais, diretas ou por meio de parceiros. E uma das mais importantes delas, o Huawei ICT Competition, ganha a sua edição também em 2020.
O Brasil será representado na etapa mundial da Huawei ICT Competition, edição 2019-2020, por seis universitários de instituições do Ceará e Paraíba (clique aqui para conhecer os vencedores e suas instituições de ensino). Os estudantes brasileiros conquistaram vaga na fase mundial após etapa nacional e continental. A final da competição será realizada em novembro.
Como foi feita a seleção
A Huawei ICT Competition 2019-2020 foi realizada online e organizada em duas modalidades. Na competição prática em Cloud e Network (Nuvem e Rede), foi avaliado o conhecimento teórico dos alunos sobre TIC, habilidades práticas e a capacidade de trabalho em equipe. Já na Competição de Inovação, foi examinado o pensamento inovador dos alunos e as capacidades de desenvolvimento conjunto usando IoT (Internet das Coisas), Big Data e tecnologias de Inteligência Artificial (IA).
"Agradeço demais a oportunidade dada pela Huawei de provar meus talentos, espero dar o meu melhor junto com a minha equipe ", afirmou Weslley Cunha, da equipe vencedora na categoria Nuvem do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
"Muito feliz de ver as parcerias com a Huawei e o IFPB dando frutos. Muitos talentos foram descobertos e estimulados. Para mim, é uma honra como professor participar de tudo isto”, afirmou o professor-orientador Michel Dias, do IFPB.
A quinta edição da competição reuniu mais de 120 mil universitários de mais de 70 países. Para Ruan Italo, universitário do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e da equipe 1º colocada em Network, a Huawei ICT Competition é um estímulo. "Gostaria de agradecer à Huawei pela oportunidade e parabenizar a atitude de nos incentivar a estudar por meio da competitividade”.
O professor-orientador da equipe do IFCE, Moacyr Regys, reconheceu o esforço para que o evento não fosse paralisado este ano: "Agradeço a Huawei que permaneceu empenhada na continuidade da competição, mesmo com as adversidades da pandemia”.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.