MineHarmony entra em escala comercial para levar a mineração à era digital
O MineHarmony é o primeiro sistema operacional de Internet das Coisas (IoT) que combina 5G+IA para o setor da mineração

 

9 de novembro de 2022 – A Huawei, líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes,  acaba de anunciar que o sistema operacional MineHarmony entrou em uso comercial em grande escala, prometendo uma nova era para a indústria da mineração, com a integração 5G+IA.

O anúncio foi feito pelo presidente rotativo da Huawei, Ken Hu, no evento Huawei Connect 2022, na China, no dia de hoje. Ele enfatizou o esforço da empresa em oferecer aos clientes uma tecnologia adequada às suas necessidades. "Para oferecer aos nossos clientes soluções baseadas em cenários que realmente satisfaçam suas necessidades, tivemos que trabalhar em conjunto para compreender realmente os desafios da indústria da mineração", explicou.

Segundo Hu, com esta interação, o Mine Team de Huawei conseguiu um resultado excepcional. No destaque, o MineHarmony OS, uma inovação conjunta da Huawei e da China Energy Investment Corporation. O sistema está sendo implementado em 3.300 equipamentos em 13 minas e em uma instalação de remoção de impurezas do carvão.

Em uma mina de Wulan Mulun (também conhecida como Ulan Moran) na Mongólia, os resultados em conectividade, interface e acesso a dados foram excelentes. O sistema operacional cobre uma multidão de cenários inovadores, incluindo o controle inteligente e a atualização em linha de equipamentos, reduzindo o tempo de um dia a quatro minutos para essas tarefas.

Para garantir a digitalização e a transformação digital na mina, os primeiros desafios foram lidar com a interconectividade e a interoperabilidade dos equipamentos e a inacessibilidade aos dados. A chave foi encontrar as tecnologias de rede mais adequadas. A conectividade do 5G da Huawei, assim como a conectividade óptica em FTTM e IPv6+ garantiram a rede mesmo nos lugares mais distantes da superfície dentro das minas. Estas tecnologias, reconhecidas por sua baixa latência e alta confiabilidade, são ideais em múltiplos cenários, como o backhaul de vídeo e o controle remoto de equipamentos.

As minas de carvão subterrâneas estão equipadas com dispositivos e equipamentos que funcionam com diferentes protocolos, e encontrar uma maneira de interconectá- los é um grande desafio. Para isso, o Mine Team da Huawei e a China Energy contaram com a ajuda de mais de 30 parceiros para desenvolver MineHarmony, o primeiro sistema operacional de Internet das Coisas (IoT) do setor de mineração, em apenas três meses.

Como um sistema operacional de IoT industrial de vanguarda, o MineHarmony oferece protocolos unificados para diferentes equipamentos e simplifica as operações de inspeção e controle. O sistema cobre equipamentos de todos os tamanhos e utiliza protocolos unificados para permitir a troca de dados entre equipamentos e a interconectividade entre usuários e dispositivos.

Além disso, as tecnologias de vídeo 5G+AI permitem às pessoas que trabalham nos escritórios controlar de forma remota as operações subterrâneas, melhorando assim o ambiente de trabalho e a segurança dos trabalhadores.

O 5G garante a transmissão de vídeo em tempo real dos transportadores principais e a IA identifica com precisão possíveis anomalias. Dessa forma, o sistema reconhece as inspeções manuais por fases em um monitor inteligente conectado 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de reduzir a necessidade de inspeção presencial subterrânea em 20%.

Com TIC de vanguarda que está profundamente entrelaçada com as práticas de campo, o MineHarmony da Huawei é uma plataforma digital industrial para a indústria de mineração que pode ser executada em padrões e marcos unificados.

Para a Huawei, a colaboração é a palavra-chave. Ao desenvolver plataformas de IoT de última geração, com dados como fatores-chaves e segurança como salvaguarda, a empresa visa oferecer tecnologias de última geração para o setor de mineração, incluindo as cadeias de suprimentos e industriais. Neste processo, a colaboração com os parceiros gerou um novo valor para a indústria mineradora, além de torná-la mais segura e eficiente, ao mesmo tempo que reduziu a necessidade de trabalhadores em tarefas indesejáveis e perigosas.

A transformação digital das indústrias apresenta tanto oportunidades como desafios. A Huawei espera trabalhar com mais parceiros com espírito de inovação e colaboração e os incentiva a colaborarem de modo a acelerar a digitalização e promover os requisitos necessários para um desenvolvimento econômico sustentável.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.