Huawei e INATEL lançam whitepaper de prevenção contra ameaças cibernéticas
Ransomware são disponibilizados para comércio entre criminosos e podem causar danos financeiros às organizações

São Paulo, 19 de outubro de 2022 – A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, em conjunto com o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), publicou um whitepaper sobre o Ransomware, a categoria mais comum atualmente de programas maliciosos que podem trazer riscos financeiros as organizações.

Ransomwares são códigos que invadem sistemas ou dispositivos para sequestrá-los por meio de bloqueio ao acesso ou captura e encriptação de dados, e que dependem de algum pagamento para garantir o resgate das informações. Eles fazem parte de um grupo chamado malwares, que em tradução seriam programas maliciosos. Além deles, estão nesse coletivo os spyware, adware e botnets.

Esses ataques costumam causar danos financeiros às organizações, privadas ou não, devido a casos de dupla ou tripla extorsão. Os Ransomwares são vendidos para outros criminosos virtuais na modalidade Ransomware as a Service, por meio de assinaturas para que os contratantes executem ataques e lucrem com a extorsão.

Desde o início da pandemia do coronavírus, as empresas e as instituições estão vivenciando uma nova realidade de trabalho, com o home-office. Por isso, passaram a ter mais dados cibernéticos, exigindo um nível maior de cibersegurança para proteger seus ativos digitais. Segundo Marcelo Motta, diretor de cibersegurança e privacidade da Huawei Brasil e América Latina, o custo médio por ataque de ransomware é de quase US$ 2 milhões às corporações, daí a necessidade de entendê-lo, tomar ações de prevenção e definir formas de mitigá-lo em caso de ocorrência. "Cibersegurança deve ser vista como investimento e a frequência e os impactos negativos do ransomware reforçam tal entendimento. Daí a importância deste whitepaper, na disseminação de conhecimento e nesta conscientização", ressaltou o executivo.

O Inatel também possui iniciativas para pesquisar e desenvolver o tema da cibersegurança. “O Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC) tem como um de seus objetivos disseminar o conhecimento de cibersegurança em todo o país. Para isso, o CxSC conta com o apoio da Huawei e da coordenação do curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel”, conta Guilherme Pedro Aquino, professor do instituto.

“O whitepaper sobre Ransomware foi idealizado com o intuito de levar conhecimento a todos os profissionais que precisam lidar com essa grande ameaça, que já causa prejuízos bilionários no mundo e é uma das principais formas de ataques no espaço cibernético. Esperamos que esse documento possa ajudar pessoas e empresas a se prepararem melhor contra ataques de Ransomware e proteger seus ativos e seus negócios”, complementa Aquino.

O whitepaper destrincha diversas ações que podem ser empregadas dentro de uma organização para se prevenir e se proteger desses softwares. Existem diversas medidas, desde a educação dos colaboradores sobre medidas de segurança cibernética, até a implementação de soluções tecnológicas, como filtros de tráfego, privilégios de acesso, monitoramento de rede, rotinas de backup, entre outras.

Além da prevenção, o whitepaper ensina o que se deve fazer após a ocorrência de um ataque. Em casos de Ransomwares, existem um conjunto de medidas que devem ser seguidas, de forma a prover uma resposta e recuperação efetiva ao incidente. Essas ações podem ser elencadas em:

O trabalho foi desenvolvido como uma iniciativa do Centro de Segurança Cibernética do Inatel, em parceria com a Huawei, e tem a colaboração de diversas pessoas e empresas do setor de telecomunicações.

Para baixar e ler o artigo na íntegra, visite: Ransomware: prevenção e resposta a incidentes . Disponível em Português, Inglês e Espanhol.

Para falar com as fontes, entre em contato com a FSB no email: huawei.fsb@fsb.com.br

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.