São Paulo, 19 de outubro de 2022 – O CEO da Huawei Brasil, Sun Baocheng, ocupou o palco principal da Futurecom 2022 com uma importante apresentação que mostrou amplos dados de mercado e os pontos de vista da empresa sobre os impactos do 5G no cenário brasileiro. “Este é o primeiro ano do 5G no Brasil e ele coincide com um momento de franca expansão da economia digital global”, iniciou.
Segundo dados da consultoria McKinsey, apresentados pelo executivo, o processo de digitalização global foi adiantado em sete anos devido à epidemia de Covid-19. Dados globais mostram que a proporção de produtos e serviços digitais aumentou exponencialmente devido à alta demanda gerada pela necessidade de isolamento social.
Como resultado, houve um crescimento igualmente significativo do investimento em tecnologias digitais. “O investimento global em transformação digital está aumentando ano a ano e atingirá US$ 1,78 trilhão em 2022. Além disso, boa parte desses gastos serão em TIC, que aumentarão de 27% em 2020 para 33% em 2022”, disse Sun Baocheng.
De acordo com a análise da China Academy of Information and Communications Technology (CAICT), a economia digital global cresceu mais do que o dobro do crescimento geral dos PIBs nacionais, e este crescimento foi ainda mais acentuado em países de renda alta e média. “A economia digital tornou-se um novo motor de crescimento econômico. Espera-se que, até o final de 2022, a economia digital global represente mais de 50% do PIB, com proporções ainda maiores nos países desenvolvidos”, afirmou.
Mais de 170 países lançaram estratégias digitais nacionais nos últimos anos. “A infraestrutura de TIC, como pedra angular da economia digital, desempenha um papel importante na digitalização da indústria. As operadoras, como provedoras de infraestrutura de TIC, contam com tecnologias como 5G, nuvem e computação que são fortes suportes no desenvolvimento da economia digital”, disse.
Sun Baocheng mostrou que, atualmente, a rede 5G global está em crescimento contínuo, com 215 redes comerciais e 760 milhões de usuários. Os principais mercados - China, Coreia do Sul, Alemanha e Finlândia - já possuem uma cobertura de mais de 70% e os assinantes 5G respondem por mais de 15%. As receitas das operadoras de telefonia tiveram um aumento considerável nesses países.
Diante desse cenário, o CEO da Huawei focou nas estratégias toC (para consumidores) usadas por operadoras em diversos países para o aumento da base de usuários entre a população. A oferta de serviços diferenciados, com design de experiência, podem fazer diferença nos resultados. Outro ponto crucial é a oferta de conteúdo e serviços por assinatura que sejam relevantes e atrativos para o usuário. “O lançamento do Metaverso, que aumenta o consumo de dispositivos vestíveis e as vendas de produtos no mundo virtual, é um exemplo do alcance do 5G como potencial para expandir o volume de negócios das operadoras”, informou.
No caso do impacto do 5G em serviços ToH (para Home, residências), o setor cresceu em escala nos últimos anos, ajudando as operadoras a expandir ainda mais seu escopo de serviços. “De acordo com a análise da GSMA, o número de assinantes de FWA (Fixed Wireless Access) em todo o mundo chegará a 170 milhões até 2026, dos quais 40% serão 5G FWA. Enquanto isso, a taxa de crescimento anual de produtos FWA chegará a 27%”, acrescentou.
Estatísticas da GSA apontam que mais de 40% das operadoras 5G em todo o mundo lançaram serviços FWA. Como resultado, existem mais de 90 redes comerciais 5G FWA e mais de 4 milhões de assinantes 5G FWA em todo o mundo no momento. “Insights e previsões que temos na Huawei revelam que o desenvolvimento do 5G FWA entrará em um ritmo acelerado e o número de assinantes crescerá. Em 2025, o número de assinantes 5G FWA chegará a 70 milhões”, previu.
Em relação à aplicação do 5G para o fortalecimento de setores industriais, o executivo ressaltou que, desde 2020, a Huawei vem realizando esforços contínuos para a digitalização dos setores industriais brasileiros. “A Huawei vem trabalhando com operadoras e ecossistemas locais para construir projetos 5GtoB (5G para Business), incluindo logística e produção inteligentes. Isso vem melhorando a maturidade do ecossistema local e a eficiência das operações, gerando aceleração da digitalização industrial”, disse.
“No futuro, a Huawei continuará a apresentar suas experiências bem-sucedidas em digitalização no mercado global para o Brasil e a trabalhar com as operadoras e parceiros do ecossistema para contribuir com o desenvolvimento das aplicações do 5G no país”, concluiu o executivo.
Huawei na Futurecom 2022
Com o tema “O futuro é aqui”, a Huawei, líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, participa da Futurecom 2022, nos dias 18 a 20 de outubro em São Paulo, antecipando tendências e oferecendo soluções para indústrias, comércios, serviços, residências, instituições e governos mais inteligentes, digitais, conectados e ambientalmente sustentáveis.
Estande Huawei
No estande da Huawei na Futurecom 2022, o visitante conhece tecnologias para infraestrutura e acesso ao 5G, como a MIMO, que usa diversas antenas para transmitir e receber sinais sem fio. Utilizada principalmente no wi-fi e nas tecnologias móveis, a MIMO pode assegurar a implantação massiva do 5G e melhorar a experiência do usuário.
A antena verde é outro destaque da Huawei, reconhecida pela alta eficiência energética. Chamada SDIF, é uma tecnologia de design integrado, sem cabos ou fios e surge como uma opção mais ecológica e econômica para operadoras, garantindo uma infraestrutura 5G de baixo carbono. Opera ainda com baterias de lítio de alto desempenho.
A empresa também demonstra como a tecnologia 5G deve gerar novas oportunidades de negócios, com soluções como o FWA 5G (Fixed Wireless Access), que tem potencial para substituir o wi-fi. No caso da fibra óptica, há soluções para FTTH e FTTR que visam simplificar e facilitar a adoção dessas soluções em grande escala.
Além dessas, uma das estações do estande apresenta demonstrações dos produtos da Huawei de nuvem e de inteligência artificial para setores como finanças, infraestrutura digital de governos, energia e educação.
Na estação voltada a produtos de Consumer Business, o visitante encontra os mais recentes lançamentos no Brasil nos segmentos de áudio, conectividade e wearables. Produtos como os smartwatches HUAWEI Watch GT 3 e HUAWEI Watch FIT 2, a pulseira inteligente HUAWEI Band 7 e o fone de ouvido HUAWEI FreeBuds Pro 2 estarão expostos ao público, além dos roteadores HUAWEI WiFi AX2, HUAWEI WiFi AX2S, HUAWEI WiFi AX3 e seu mais recente lançamento da categoria, HUAWEI WiFi Mesh 3.
5G Truck
A carreta itinerante de 20 toneladas, uma parceria com o Senai Cimatec, chega a São Paulo para mostrar como a tecnologia 5G impactará na economia, ao possibilitar a criação de novos produtos, serviços e oportunidades. O caminhão ainda oferece treinamentos teóricos e práticos sobre os reais usos do 5G em diversos setores, para que o público em geral tenha conhecimento do portfólio de soluções e produtos 5G da Huawei.
O 5G Truck é um projeto educativo itinerante e interativo que, desde junho, quando fez sua visita inaugural à Brasília, vem percorrendo o país com o intuito de divulgar informações sobre o 5G para a população. Sua última parada foi Rio Branco (AC) e a próxima será o Rio de Janeiro (RJ). Em São Paulo, o caminhão estará estacionado a menos de 5 minutos do estande da Huawei, e é aberto ao público.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.