Estudantes celebram encerramento da ICT Competition no Brasil /créditos: Divulgação Huawei
São Paulo, 11 de março de 2024 – Nos dias 7 e 8 de março ocorreu a etapa final da Huawei ICT Competition no Brasil. A fase nacional se encerra após quatro meses de competição e mais de mil alunos inscritos. Os vencedores são estudantes das universidades Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
A ICT Academy promove competições nas quais participam milhares de estudantes desde 2015, desta vez, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre computação em nuvem, redes e inteligência artificial. Em 2024, o tema da competição foi “Guiando um Futuro mais Digital, Inclusivo e Diverso”, como parte dos esforços contínuos da Huawei em promover a presença feminina no mercado de tecnologia.
O encerramento da competição contou com a presença de Juliana Cardoso, secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de São Paulo; Vinicius Neiva, secretário executivo de Educação de São Paulo; Kellen Senra, subsecretária de Educação de Minas Gerais e, Daiane Fraile, diretora de Educação Profissional do Paraná.
A presença das autoridades reforça o compromisso e união da Huawei com instituições educacionais e órgãos públicos para a formação de futuros talentos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.