São Paulo, 11 de abril de 2023 - Um dos destaques apresentados pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, no UCTAL Summit 2023, que aconteceu no Rio de Janeiro na semana passada, é uma nova tecnologia de fibra óptica que chega ao Brasil para acelerar a transformação digital do setor elétrico.
O Multiple Services Optical Transport Network (MS-OTN) é uma solução de rede de transportes que permite, por exemplo, o monitoramento de dados em tempo real e a comunicação entre subestações, prevenindo, entre outros, quedas bruscas de sistema ou cargas excessivas que podem atingir equipamentos como transformadores.
Ele surge em um momento em que os antigos sistemas SDH, utilizados amplamente no país, estão sendo trocados. “O SDH está caindo em desuso”, afirma Paulo Murakami, gerente de Produto de Acesso e Transmissão da Huawei.
“Para que o sistema elétrico possa garantir sua operação a longo prazo, é importante fazer a mudança para uma solução mais atual”, disse. “A melhor delas é o OTN que permite, como maior vantagem, uma mudança gradual e o aproveitamento do sistema SDH legado”, informou.
“Com isso, é possível utilizar a estrutura já existente, planejar a troca do sistema com cuidado e otimizar o investimento”, disse William Araújo, gerente de Produtos de Utilities da Connectoway, distribuidora da Huawei no Brasil e gestora de projetos de engenharia para o setor de utilities.
“Por ser uma solução de múltiplos serviços, o MS-OTN otimiza o investimento em novos equipamentos, como as placas que compõem o sistema, aproveitando a infraestrutura já existente”, completou Paulo Murakami.
A tecnologia OTN já é utilizada por empresas de telecomunicações e operadoras e é base para a transformação digital do setor de energia elétrica. William Araújo afirma que o mercado no momento está aquecido e há um visível aumento na demanda pelo produto. “Isso deve ajudar o MS-OTM a se tornar uma ferramenta ainda mais acessível”, disse.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.