Parceria entre Huawei e Inatel chega a 1.500 horas de treinamento para alunos por meio do Programa Fábrica de Talentos
Mais de 300 alunos foram capacitados apenas em Santa Rita do Sapucaí

São Paulo, 12 de agosto, 2019 – O programa Fábrica de Talentos realizado em parceria entre Huawei e Inatel alcançou 1.500 horas de treinamento realizadas para alunos do ensino superior e do ensino médio de Santa Rita do Sapucaí-MG. Em quase dois anos de atividades 311 alunos participaram dos cursos e ações do programa.

 

Neste ano, o Fábrica de Talentos, além de beneficiar os alunos do Inatel, também integrou 45 alunos do ensino médio da ETE-FMC. As atividades e aulas realizadas nos laboratórios e salas de aula do Inatel proporcionam aos participantes uma melhor vivência do que é realizado pelos profissionais no mercado de trabalho. As aulas da primeira turma desta parceria foram encerradas no final do mês de julho. Os alunos, além de receberem os certificados no final das atividades também realizaram uma visita aos laboratórios da multinacional Huawei localizados no campus do Inatel.


“Foi uma experiência incrível e que me surpreendeu muito. Foram duas semanas de aprendizado na área de telecomunicações e de prestação de serviços. Os materiais eram excelentes e os professores excepcionais. É uma experiência que recomendo para todos que tiverem a oportunidade e parabenizo a instituição pela iniciativa. Esse projeto me abriu os olhos para o ambiente de trabalho e para as diversas áreas de atuação de uma empresa e me fez conhecer várias áreas de interesse que eu não conhecia, expandindo meu conhecimento sobre a atuação de um engenheiro. Tudo isso me deu um norte de como guiar minha carreira”, comentou o aluno da ETE-FMC que participou do programa nesta primeira parceria entre Inatel, ETE-FMC e Huawei, Matheus Henrique Braga Julidori.


Para a engenheira e especialista do Competence & Innovation Development Center- CIDC do Inatel, Carolina Dionísio Leão Barroso, esta nova parceria com a ETE-FMC é importante, pois fortalece ainda mais o vínculo entre as duas instituições. Além disso, segundo ela, é possível proporcionar aos alunos que estão na fase final da formação técnica uma complementação teórica e uma experiência prática daquilo que será vivenciado no mercado de trabalho.


Com os alunos do ensino médio o Programa Fábrica de Talentos abordou em sala de aula a Introdução às Redes Móveis 2G/3G/ 4G, Processos DOC/Excel, AutoCAD e Huawei HPCP.


Huawei e Inatel


A parceria de sucesso entre a Huawei e o Inatel completa dezesseis produtivos anos de conhecimento compartilhado e de tecnologias desenvolvidas. O Inatel foi o primeiro credenciado nacional a treinar profissionais na certificação HANA – Huawei Authorized Network Academy, depois as duas empresas lançaram, em maio de 2017, o Fábrica de Talentos, um programa exclusivo para o Inatel, coordenado pelo CIDC.


“Os resultados da Fábrica de Talentos fazem parte da missão da Huawei em ser parceira na transformação digital de seus clientes e parceiros e de estar no Brasil para o Brasil, entendendo suas particularidades e se adaptando a elas para construir um futuro ainda mais conectado. Eu, como ex-aluno do Inatel e atualmente na Huawei, sinto muito orgulho desta iniciativa e seus resultados tão duradouros”, afirmou Breno Santos, diretor de serviços da Huawei do Brasil

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.