Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 12 de setembro de 2019 – A Huawei anunciou uma série de soluções energéticas inovadoras baseadas em 5G e Inteligência Artificial (IA) durante o World Energy Congress (WEC) 2019 sob a bandeira de ‘Inovação Redefinindo Energia’. A Huawei colaborou com mais de 70 ministros e 500 CEOs da área de energia, bem como diversos parceiros que compareceram ao evento vindos de mais de 150 países para expandir a visão que está impulsionando o desenvolvimento de energia sustentável via TICs inovadoras. A companhia também compartilhou insights sobre 5G, Inteligência Artificial, nuvem e outras tecnologias, como elas estão transformando a indústria de energia e como construíram a base de um mundo digital para acelerar a transformação da indústria energética de digitalizada para inteligente.
“O desenvolvimento da civilização humana está intimamente conectado a evolução da energia. Cem anos atrás, o uso de energia elétrica em grande escala marcou o início da segunda revolução industrial. As tecnologias de comunicação, como 2G, 3G e 4G trouxeram a terceira revolução industrial e conectaram as pessoas”, explicou Ji Xiang, gerente geral do Departamento de Negócios de Energia da Huawei Enterprise. “Agora, o 5G, Inteligência Artificial (IA), nuvem e muitas outras inovadoras tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão levando à quarta revolução industrial. O 5G oferece alta velocidade, baixa latência e ampla capacidade, permitindo conectividade o tempo todo. A IA demonstra o alto poder computacional, baixo consumo de energia e aplicação em todos os cenários, dando acesso à inteligência para todos. A nuvem suporta virtualização, escala ultra-larga e grande escalabilidade, permitindo compartilhamento amplo. Juntas, estas tecnologias alimentam a transformação digital de todas as indústrias e constroem a fundação para o mundo digital do futuro. A Huawei está empenhada em cooperar com parceiros e clientes para fazer da energia inteligente uma realidade”, completou o executivo.
Solução de Compartilhamento da Estação Base 5G
Estações base 5G utilizam bandas de alta frequência e têm pequena área de cobertura, levando a uma alta densidade de estações base. Desta forma, ‘espaço limitado para múltiplos sites’ se tornou uma restrição que atrasa a rápida implantação de redes 5G. A Huawei fornece uma nova solução para construir estações base 5G em subestações que soluciona apropriadamente este problema. A solução permite que fornecedores de energia e de torres, bem como operadoras, se beneficiem ao compartilharem recursos de infraestrutura. Fornecedores de energia oferecem bases físicas para as subestações, as quais as operadoras podem usar para implantar estações base 5G. As operadoras alugam gabinetes na subestação e fontes de energia das fornecedoras para garantir uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) para as estações base 5G. Utilizando a tecnologia única de antenas 5G da Huawei, fornecedores de torres podem utilizar e integrar completamente seus recursos ao instalar diversos tipos de antena em uma única torre monopolo . Em setembro de 2019, a China Unicom Nanjing inaugurou com sucesso uma estação base dessas. O período de construção diminuiu de 30 dias para apenas um, reduzindo significativamente os custos. Além disso, há economia também de espaço de terra, tubulação, transmissão e energia. A aquisição de terrenos diminui em 840 mil metros quadrados, equivalente a 117 campos de futebol, e 420 mil toneladas de aço são economizadas, totalizando economia de US$ 1,3 bilhão.
Solução de Mineração 5G
A Huawei colaborou com a Yuexin Intelligent Machinery para desenvolver aplicações com tecnologia 5G. Ao utilizar a tecnologia de comunicação com baixa latência (Ultra-Reliable Low-Latency Communication, URLLC) das redes 5G, a Huawei instalou redes 5G com sucesso na maior mina de molibdênio da China, possibilitando a direção autônoma de caminhões de mineração e operação remota de escavadeiras. As escavadeiras em outra mina em Luoyang, na China, podem ser remotamente controladas do salão de exibição da Huawei em Shenzhen pela rede 5G mesmo à 2 mil quilômetros de distância. Utilizando a banda larga móvel aprimorada (Enhanced Mobile Broadband, eMBB) da rede 5G, companhias de mineração podem conduzir análises baseadas em Inteligência Artificial em um grande número de vídeos capturados no local por câmeras móveis e fixas para facilitar uma mineração precisa e eficiente. A tecnologia 5G irá ajudar a reduzir o número de operações manuais na indústria de mineração e possibilitar a mineração inteligente e não tripulada no futuro.
Solução de Inspeção Inteligente de Linhas de Energia via IA
A Huawei e a Zhiyang Innovation desenvolveram conjuntamente uma solução para transmissão de energia inteligente. A solução integra raciocínio front-end, treinamento baseado em nuvem e sinergia entre computação em nuvem e edge. Ela utiliza os processadores Ascend AI da Huawei para construir um sistema inteligente de monitoramento de transmissão de energia. Os módulos de aceleração Atlas 200 AI da Huawei, juntos dos processadores Ascend AI, são integrados nas unidades de monitoramento, tornando-as capazes de realizar análises inteligentes em postes e torres. Os módulos utilizam a nuvem para atualizar algoritmos de detecção em tempo real e monitorar e transmitir automaticamente possíveis riscos como intrusão mecânica, objetos estranhos e ninhos de pássaros aos centros de monitoramento sem nenhuma assistência manual. Desta forma, a eficiência na inspeção das linhas de energia vê uma melhora de até cinco vezes em relação ao método tradicional, garantindo uma operação de transmissão de energia segura e estável.
Transformador de Distribuição Inteligente + Computação Edge
A Huawei, em conjunto com China Electric Power Research Institute, State Grid Shandong Electric Power, State Grid Jiangsu Electric Power, NARI Group e XJ Group, lançou um novo tipo de transformador de distribuição inteligente. Este novo equipamento adota o conceito de ‘terminal definido por software’ (software-defined terminal, em inglês) e utiliza uma arquitetura aberta de computação edge. Atualizações e recursos adicionais podem ser aplicados através de aplicativos, melhorando a configuração de recursos e a resposta às mudanças de requisitos feitas pela rede de distribuição de energia. O produto implementa inovadores recursos plug-and-play e interconectividade entre aparelhos. Este transformador conduz análise local compreensiva e tem processo de tomada de decisão inteligente sobre vários tipos de dados coletados, suportando efetivamente requisitos de serviços como análise de falha de energia, gerenciamento do estado de aparelhos de distribuição de energia, controle de carga para veículos elétricos, além de atendimento ao cliente de alta qualidade. Embora seja implantado e promovido na China, o produto é desenvolvido para atender totalmente aos abrangentes requisitos de serviços de energia dos clientes de energia elétrica, bem como é amplamente reconhecido como uma bem-vinda adição à indústria.
Layout Global do Ecossistema do Setor De Energia Elétrica
A Huawei tem mais de 100 parceiros que atuam com energia elétrica no mundo todo e juntou-se à várias organizações de padrões internacionais, como a International Electrotechnical Comission (IEC), International Telecommunication Union (ITU), Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), CIGRE e China Electricity Council (CEC). A Huawei atuou como membro de mais de 10 associações, organizações e alianças da indústria, como por exemplo a Chinese Society for Electrical Engineering (CSEE), Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization (GEIDCO) e China Smart Metering Infrastructure Alliance. No começo de 2019, a Huawei e o IEEE IOT IC publicaram juntos o IEEE P1901.1, o Padrão para Comunicação de Linhas de Energia em Grade Inteligente (Standard for Smart Grid Power Line Communication, SGPLC). Em agosto, a Huawei HiSilicon divulgou oficialmente os Procedimentos de Teste Padrão IEEE 1901.1.1 para o IEEE 1901.1. Este padrão foi criado em compliance com outros padrões IEEE. Ele promove desenvolvimento e aplicação de comunicação por linha de energia de média frequência (menos de 12 MHz) em áreas relacionadas e fornece orientação e referência padrão para a evolução de nova tecnologia. O padrão IEEE 1901.1 também tem um papel importante em guiar e padronizar a aplicação de HPLC na indústria globalmente.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.