Huawei assina memorando de entendimento com a BelEnergy
MOU assinado com a BelEnergy, em parceria com HDT Brasil, contribui para o desenvolvimento de uma economia digital sustentável.

 

 

São Paulo, 20 de dezembro de 2022 – A Huawei, por meio da subsidiária Huawei Digital Power, dá mais um passo importante no desenvolvimento dos negócios de energia renovável de zero carbono. Nesta terça-feira, 20 de dezembro, em parceria com a HDT, representante exclusiva no Brasil, a empresa assinou um memorando de entendimento (MOU) com a empresa BelEnergy.

Para 2023, as empresas colaborarão para atingir a marca dos 300MW em produtos e soluções oferecidas pela Huawei, desenvolvendo o mercado fotovoltaico. A HDT e a BelEnergy estão comprometidas em cooperar no desenvolvimento de projetos utilizando a tecnologia da Huawei Fusion Solar.

Líder global no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos inteligentes para a geração e o armazenamento de energia renovável, a Huawei Digital Power pretende expandir o uso de energia renovável e acelerar a digitalização do setor elétrico no Brasil, promovendo a neutralidade de carbono em diversos setores da economia.

A tecnologia fotovoltaica da Huawei possui um conjunto de soluções amplo, desde inversores, otimizadores, até o sistema de armazenamento de energia de string inteligente, que tem a capacidade de melhorar o poder de armazenamento em 15% e o rendimento em até 30%. Outro diferencial da Huawei Digital Power é que seus inversores suportam proteção inteligente de arco AFCI, e desligam automaticamente em 0,5 segundos, garantindo a segurança dos sistemas.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) disseram que, em 2021, o Brasil produziu 13,6 GW de potência operacional de fonte solar. Esse número posiciona o país em 14º lugar no ranking global de países que mais fazem uso de energia solar da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA).

Nestes 11 anos de atuação no Brasil, as tecnologias digitais desenvolvidas pela Huawei ajudaram a gerar 3,9 bilhões de kWh e reduziram em 1,8 milhão de toneladas as emissões de carbono do país, o equivalente a 2,5 milhões de árvores plantadas. “Essa nova parceria ajudará a impulsionar os negócios da empresa no país, ampliando o uso de fontes renováveis e acelerando o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, afirma Mason Qing, presidente da Huawei Digital Power no Brasil.

 

 

Sergio Lucas Junqueira, CEO da BelEnergy destacou: “É um prazer ter a HDT como a mais nova parceira da BelEnergy, não há dúvidas de que nossa parceria terá muito sucesso, pois com a HDT e BelEnergy juntas poderemos atingir em 2023 a marca dos 300MW em produtos comercializados. Estamos entusiasmados e queremos não apenas ser a maior, mas também a melhor e mais completa distribuidora do Brasil”.

 

 

“A BelEnergy é um dos maiores distribuidores do Brasil e a mais nova parceira estratégica da HDT no mercado brasileiro. Essa aliança proverá maior capacidade de fabricação de kits solares, logística e ampliação da abrangência de atuação no território nacional com o portfolio Huawei, líder em todos os segmentos que atua, e que define as tendências tecnológicas do setor”, afirma Bruno Monteiro – CSO da HDT Brasil.

 

Sobre a HDT Brasil

A HDT, representante exclusiva Huawei no Brasil e principal regional da companhia chinesa no continente Americano, reconhecida e premiada por seus resultados na região. A HDT Brasil atua no segmento B2B com o fornecimento de produtos e serviços de alta performance, segurança e produtividade de geração, provenientes dos maiores fabricantes do mundo - Huawei e Risen. Tem como missão viabilizar projetos de forma a aumentar exponencialmente o retorno sobre o investimento dos seus parceiros de negócio. A empresa é uma divisão da HDT Group Limited, presente na China, Hong Kong, Brasil e Panamá.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.