Huawei ICT Roadshow encerra viagens com mais de seis mil pessoas treinadas em tecnologias digitais
Caminhão itinerante percorreu mais de 19 mil quilômetros por 29 cidades brasileiras
São Paulo, 14 de de maio de 2024 – O Huawei ICT Roadshow, o caminhão itinerante da Huawei Enterprise, encerrou, no último dia 30, as viagens pelo Brasil e percorreu 29 cidades brasileiras, somando um total de 19 mil quilômetros percorridos. O caminhão treinou mais de seis mil pessoas que se capacitaram nos cursos de tecnologias digitais,como redes sem fio, armazenamento de dados e inteligência artificial aplicadas à indústria.
Todo percurso foi feito com os objetivos de reduzir a lacuna de talentos no mercado de tecnologia e trazer tendências e oportunidades para empresas, governos e instituições de ensino em todo país. Ao todo, o Huawei ICT Roadshow foi visitado nos pontos de parada por mais de oito mil pessoas.
O projeto iniciou-se em 2023, fruto da parceria entre a Huawei Brasil, a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação. O ICT Roadshow apresentou estações que demonstram a aplicação das tecnologias para a transformação digital, em setores como administração pública, educação, varejo, energia, entre outros.
Os minicursos ministrados no caminhão fazem parte do programa educacional Huawei ICT Academy Brasil, que já treinou mais de 30 mil pessoas. Os cursos incluem: Noções básicas de fibra óptica, Introdução à IoT (Internet das Coisas), Comunicação de Dados e Redes Sem Fio, Inteligência artificial (IA) e visão inteligente, Introdução ao armazenamento de dados e Big Data.
De acordo com Wesley Wang, CEO da Huawei Enterprise Brasil, "No atual momento de transformação digital de todos os setores econômicos, a formação de mão de obra qualificada é essencial para atender às crescentes demandas por tecnologias no Brasil. Nesse contexto, a Huawei está empenhada em criar um ecossistema colaborativo e de aprendizado e de oferecer oportunidades de desenvolvimento de talentos em TIC. Com o ICT Roadshow, percorremos mais de 19 mil quilômetros e visitamos 29 cidades em todo o Brasil. No final, certificamos mais de seis mil estudantes. Estamos muito orgulhosos desse resultado”.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.