Projeto Inova Solar, parceria entre Mackenzie e Huawei, é premiado com o InovaInfra 2024
São Paulo, 14 de maio de 2024 – A Huawei Digital Power, unidade de negócios da Huawei voltada para soluções de energia fotovoltaica, e a Universidade Presbiteriana Mackenzie foram agraciadas, em abril, com o prêmio InovaInfra 2024 em reconhecimento à excelência do projeto de pesquisa colaborativo Inova Solar, realizado no final do ano passado.
O projeto consistiu em quatro frentes de pesquisa simultâneas e teve como objetivos gerar conhecimento e melhorar a segurança e o desempenho de usinas de energia solar. A primeira frente consistiu em um laboratório de ensaios e testes especialmente montados para avaliar a qualidade dos inversores do mercado brasileiro. Esses equipamentos transformam a energia de corrente contínua, gerada pelos painéis solares, em corrente alternada nas tomadas.
“Os inversores da Huawei são equipados com a tecnologia de proteção AFCI (Interruptor de Circuito em Falha de Arco Elétrico, na sigla em inglês) e foram as soluções-chave que serviram de base para o projeto. Eles contam com um sistema de segurança avançado que desliga automaticamente em caso de detecção de arcos voltaicos, uma causa comum de incêndios em instalações elétricas de base solar e já estão em acordo com a portaria 515 do Inmetro”, explicou Andrey Oliveira, diretor de Soluções da Huawei Digital Power.
Além desse laboratório, um drone foi usado para captar imagens térmicas com o intuito de detectar possíveis defeitos em placas solares e garantir assim a rápida manutenção do sistema. As câmeras instaladas foram embarcadas com um algoritmo de inteligência artificial que levantou dados sobre o impacto da sombra na geração de energia.
O Inova Solar contou ainda com a montagem de uma usina no prédio da universidade, junto a uma estação meteorológica. A união das duas estações permitiu o monitoramento das condições climáticas e seu impacto no desempenho do sistema. Por fim, o projeto ofereceu cursos no formato EAD sobre geração de energia fotovoltaica para os alunos de engenharia do Mackenzie e de prevenção e combate a incêndios para bombeiros.
“O prêmio Inova Solar consolidou o curso de Engenharia Elétrica da UPM como um grande polo produtor de conhecimento e inovação na área de geração fotovoltaica. Com a participação de alunos, o projeto possibilitou a formação de engenheiros eletricistas com expertise no setor, além da elaboração de normas técnicas da ABNT", disse o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bruno Luis Soares de Lima, que concluiu: “Temos dois artigos científicos submetidos em revistas e estamos dando continuidade aos estudos de performance e segurança de baterias de íon-lítio, componentes que poderão ter aplicação em instalações fotovoltaicas residenciais e carros elétricos. O projeto que estamos desenvolvendo com a Huawei terá importantes contribuições para o país”.
A Huawei, que tem parcerias na área de Pesquisa & Desenvolvimento com diversas universidades do país, avalia os resultados como excelentes. “O prêmio reflete o compromisso contínuo da Huawei com a inovação, a pesquisa e a educação, e reafirma sua liderança na promoção de soluções tecnológicas sustentáveis e seguras para o futuro da geração de energia fotovoltaica”, avaliou o executivo da Huawei.
O InovaInfra 2024, em sua quinta edição, foi concedido pela Revista O Empreiteiro e celebrou o espírito pioneiro das empresas de engenharia. Este ano, a premiação destacou especialmente projetos que contribuem para a transformação e a modernização da infraestrutura, promovendo soluções sustentáveis e eficazes.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.