O projeto vai percorrer 35 cidades do país até o final do ano, e está aberto à visitação do público
Indaiatuba, São Paulo, 14 de agosto de 2023 - A Huawei Enterprise Brasil, unidade de negócios da Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará e o Instituto Iracema, lançou, na tarde da quinta-feira, 10, o Huawei ICT Roadshow, uma carreta que apresenta as principais soluções em TIC da empresa e seus benefícios em amplos setores econômicos, como indústria, educação, varejo, saúde entre outros.
O lançamento foi realizado durante o ICT Innovation Day, evento que reuniu cerca de 500 executivos e parceiros, no Autódromo Capuava (SP), para uma maratona de atividades e palestras sobre avanços tecnológicos como o wifi-6 e 7, a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial (IA) generativa, o cloud computing e os serviços de storage e cibersegurança.
Wesley Wang, CEO da Huawei Enterprise Brasil, falou sobre os objetivos do ICT Roadshow. “Queremos mostrar nossas soluções para os clientes, fomentar novas parcerias e desenvolver novos talentos em TIC”, disse. “O ICT Roadshow leva conhecimento, tendências e oportunidades para empresas, governos e instituições de ensino em todo o país”, enfatizou.
O caminhão conta com estações que demonstram a aplicação das tecnologias para a transformação digital em setores como administração pública, educação, varejo, saúde, transporte, energia, finanças e ISPs. “O Huawei ICT Roadshow é também um investimento no desenvolvimento da infraestrutura brasileira”, explicou Wang.
Desenvolvimento de talentos em TIC
Uma das principais ações do caminhão durante seu percurso pelo Brasil será a agenda de cursos para estudantes de tecnologia das universidades e institutos parceiros da ICT Academy. Os treinamentos terão como temas principais: Noções básicas de tecnologia de fibra óptica, Introdução à IoT (Internet das Coisas), Comunicação de dados e redes sem fios, Inteligência artificial (IA) e visão inteligente, Introdução ao armazenamento de dados e Big Data.
“A falta de mão de obra qualificada em TIC é um dos principais obstáculos para a transformação do Brasil em uma verdadeira nação conectada”, disse Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei na América Latina. “Com o ICT Roadshow queremos oferecer oportunidades para que jovens profissionais de todo o país possam se capacitar e, assim, encontrarem novas e melhores posições no mercado de trabalho”, afirmou.
“Fomentando o mercado há 25 anos, a Huawei, através do seu Roadshow de TIC, visa combinar inovação, experiências e demonstrações sobre os impactos das aplicações tecnológicas nas principais indústrias. A Huawei é o motor do desenvolvimento digital e o principal parceiro dos clientes na transformação digital. Através das suas soluções de infraestrutura de TIC, a empresa constrói um ecossistema aberto, colaborativo, inclusivo e educacional para toda a sociedade”, finalizou Wang.
Agenda do Huawei ICT Roadshow em agosto
Para saber mais sobre o ICT Roadshow, itinerários e agenda de cursos, visite este link.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.