São Paulo, 15 de dezembro de 2022 – A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu, no final de novembro de 2022, a última etapa do Huawei Developer Competition LATAM. A competição aconteceu na Cidade do México e contou com a participação de mais de 400 estudantes de graduação e pós-graduação da Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, México e Peru.
O projeto vencedor foi o da equipe brasileira, formada por quatro jovens estudantes da Poli/USP. Consiste em um robô capaz de avaliar o mercado de ações com base em notícias. Os alunos desenvolveram um mecanismo que interpreta as manchetes de uma API, classifica o tom dessas manchetes entre positivo e negativo e prevê a movimentação de determinada ação no mercado. O robô pode avaliar diferentes ações ao mesmo tempo. No futuro, os estudantes pretendem utilizar as informações do dia anterior para aumentar a acurácia do modelo e incorporar novos tipos de análises.
Cloud Computing e Inteligência Artificial
As equipes participantes do Huawei Developer Competition LATAM puderam optar por desenvolver suas aplicações em quatro categorias: PaaS, Banco de Dados, Enterprise Intelligence e Inteligência Artificial. O projeto da equipe brasileira superou outros 108, todos baseados nas soluções da Huawei Cloud.
O caminho do título brasileiro teve três etapas. Na primeira, todos os participantes enviaram descritivos detalhados do escopo. Apenas 15 equipes seguiram para a fase seguinte, a Hacking Week, uma semana de imersão e mentoria com especialistas da Huawei sobre questões técnicas e comerciais.
Na final, as equipes selecionadas apresentaram seus projetos para os jurados, um time de especialistas liderados por Ma Wei, diretor de Marketing da Huawei Cloud LATAM, que anunciou prêmios de até 15 mil dólares aos vencedores.
“Acredito que nossos principais diferenciais foram a comunicação, as longas horas de prática, a confiança e a nossa ideia inovadora, que impressionou os juízes”, disse Jungeui Choi, 21 anos. Ele e os colegas Lucas Cremaschi, 20, Felipe Souza, 20, e Pedro Antunes, 22 anos, são estudantes de Engenharia Naval da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
“Desde o começo, o processo de brainstorming foi fundamental para a criação de diferentes ideias até chegar a um projeto possível de ser implementado”, comentou Choi. “Além disso, creio que um diferencial do nosso projeto foi apresentar uma solução para um problema real das pessoas, voltada para a área de investimentos. O programa nos proporcionou uma grande experiência e um enorme desenvolvimento técnico”.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.