São Paulo, 18 de fevereiro de 2019 –A real transformação digital do Brasil não acontece apenas com equipamentos, mas principalmente nas mentes de quem pode estar preparado para executar as tarefas que as tecnologias atuais exigem. E para concretizar o seu papel de protagonista para qualificar a mão de obra no setor de telecomunicações, a Huawei do Brasil, líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), realiza programas especiais de treinamento com instituições educacionais renomadas em todo o país.
É o caso do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com quem a Huawei tem o programa Fábrica de Talentos. Em uma parceria de 16 anos, só em 2018 foram mais de mil alunos beneficiados com o compartilhamento de conhecimento e de tecnologias. A partir das mais diversas iniciativas, surge então a necessidade de se desenvolver o programa Fábrica de Talentos, que visa formar mão de obra qualificada para o mercado de TIC. Em vigência deste 2017, este programa foi pensado exclusivamente para o Inatel, e é coordenado pelo Competence & Innovation Development Center (CIDC), centro inaugurado pelo Inatel e Huawei.
Em 2018, as cinco edições do projeto ao longo do ano receberam 129 inscritos, 76 dos quais aprovados para a fase de estágio remunerado. Após a conclusão do programa e já graduados, 56 estudantes (74% dos aprovados) conseguiram colocação profissional na própria Huawei, em seus parceiros ou no CIDC. Com cerca de cem pessoas, entre engenheiros e estagiários, os especialistas atuam principalmente no desenvolvimento de competências e de soluções de redes de comunicação móvel para operadoras de todo o Brasil.
“Os resultados do Projeto Fábrica de Talentos, ao longo dos anos, fazem parte da missão da Huawei de ser parceira da transformação digital local e de estar no Brasil para o Brasil. E não apenas com equipamentos, mas também qualificando mão de obra e contribuindo para que estudantes e profissionais da área de telecomunicações tenham mais oportunidades no mercado de trabalho”, concluiu Breno Santos, Diretor de Serviços da Huawei Brasil.
Fábrica de Talentos 2019
Em 2019, a Fábrica de Talentos abre inscrições neste primeiro semestre, com 60 vagas de estágio remunerado. Os interessados devem acessar o site do Inatel (www.inatel.br) no período entre 18 a 24 de fevereiro e seguir as instruções para a inscrição.
Além da alta taxa de efetivação profissional, a Fábrica de Talentos amplia os horizontes de seus participantes. “Tive uma grande aprendizagem e as teorias dos cursos oferecidos têm foco profissional, o que ajudou a aplicá-las no mercado de trabalho”, declara Ludmila Alves Pereira, aluna do oitavo período de Engenharia de Telecomunicações, que passou pelo Programa em 2018 e já tem colocado em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
Para Ludmila, o projeto ainda proporcionou a oportunidade de estagiar no CIDC com o time de Rádio Frequência. “E, com esse estágio, aumento meu networking, pois possuo contato com engenheiros já formados e ex-alunos que trabalharam fora ou em outras unidades da Huawei”, acrescentou a estudante.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país desde 1999, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.