São Paulo, 19 de junho de 2023 - As novas tecnologias digitais oferecem às empresas e aos governos um amplo espaço de inovação. A digitalização muda os modelos de negócios e abre novas perspectivas de modernização. Nesse cenário, os setores econômicos e os governos começam a perceber que a transformação digital é um caminho sem volta.
Essa foi a principal conclusão dos debates sobre Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes, realizados no Painel Telebrasil Innovation 2023, tradicional evento da Conexis, que este ano aconteceu pela primeira vez em São Paulo. A Huawei participou desses debates, respectivamente, com os executivos Carlos Lauria, diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei Brasil, e Marcelo Motta, diretor de Cibersegurança e Soluções da Huawei.
Indústria 4.0: a transformação digital dos negócios
Lauria abordou a importância do 5G para a indústria. “Há uma tradição nas gerações de conectividade que mostra que as ímpares tendem ao B2B e as pares ao B2C. Na geração 3G, por exemplo, tivemos o surgimento do comércio eletrônico e o uso massivo das maquininhas de pagamentos. O 4G trouxe serviços novos ao consumidor como o vídeo streaming e o comércio eletrônico mais sofisticado”, explicou.
“Agora, percebemos que o consumidor está ansioso por novidades, mas a tendência é que o 5G esteja mais voltado à indústria. Para colher seus benefícios, é preciso uma compreensão holística dessa mudança. Por exemplo, há várias soluções além das móveis, como o F5G que é a quinta geração da rede fixa”, disse.
Ele acrescentou: “seja qual for o setor industrial, - agro, portos, minas, educação, bancos, manufatura, energia, logística, transporte, etc. -, é importante uma visão da digitalização associada à evolução do modelo de negócios. As indústrias tradicionais precisam não só se adaptar ao digital, mas se reinventar para o digital”, disse. Citando o armazém da Huawei em Sorocaba, que é totalmente automatizado, Lauria enfatizou que “a transformação digital é um redesenho do negócio em si”.
Cidades inteligentes: a transformação digital dos municípios
Em sua participação, Marcelo Motta observou dois fatores que impactam na aceleração da digitalização das cidades: a tecnologia e o compartilhamento de informações. “A economia digital depende de uma infraestrutura robusta formada por três camadas essenciais: a conectividade, os dispositivos e os datacenters”, explicou. “Essa é a plataforma necessária para criar qualquer tipo de aplicação ou serviço”, descreveu.
“Sabe-se que esse processo está em evolução constante, mas, à medida que a conectividade é garantida, é possível transformar a realidade das cidades, introduzindo serviços novos”, disse.
“No Brasil”, acrescentou, “já temos muitos casos como o monitoramento inteligente de bueiros, coleta de lixo inteligente, programas de saúde pública inteligentes. Para avançar com mais rapidez, é importante a troca de experiências entre os diversos municípios e entre esses e as demais esferas governamentais. Nesse contexto, cases de sucesso podem e devem ser replicados”, afirmou.
Nação Digital: a transformação digital como estratégia de desenvolvimento
Nos dois debates, os executivos da Huawei enfatizaram o conceito de nação digital. Para eles, a aceleração da transformação digital das cidades e das indústrias passa pela ação coordenada dos governos, como política pública integrada.
“Em vários países, podemos perceber que há planejamento estratégico e centralizado que incentiva a transformação digital da economia como forma de promoção do desenvolvimento econômico”, disse Motta.
“No Brasil, também temos boas iniciativas”, acrescentou Lauria. “Mas elas ainda estão espalhadas por diferentes agências ou ministérios. O ideal é que haja um órgão ou grupo que consiga ver a questão de maneira transversal”, disse. “A inclusão digital é outro fator-chave na nova economia e a digitalização, o caminho para o progresso permanente, sustentável e pleno”, completou.
De acordo com a análise da Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação, a economia digital contribuiu com mais de 47% do PIB global em 2022, e estima-se que representará mais de 60% do PIB global até 2025. Como importante força motriz para o desenvolvimento da economia digital, a transformação digital reduz custos, melhora a qualidade e a eficiência em todos os setores, além de trazer otimização e crescimento em escala. Dados da Roland Berger mostram que, de 2016 a 2025, o valor potencial da transformação digital em todo o mundo será de US$ 27 trilhões.
Para assistir aos painéis, visite este link.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.