Huawei destaca papel da disrupção na transformação digital em evento internacional
Presidente rotativo da Huawei, Guo Ping, participou da 13ª edição do Fórum Global Peter Drucker, realizado em Viena, na Áustria

 

São Paulo, 19 de novembro de 2021 – A Huawei, líder global em Inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), participou na última quarta-feira do 13º Fórum Global Peter Drucker, evento anual que acontece em Viena, na Áustria. Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, participou e discursou sobre a visão estratégica e inovadora que direciona os movimentos da empresa.

 

Guo Ping, presidente rotativo da Huawei, abriu os debates com um discurso no 13º Fórum Global Peter Drucker
"Uma sensação de crise deve ser encorajada e intensificada para ajudar a impulsionar a transformação digital"

 

Empregados motivados e focados no objetivo, planejamento estratégico alinhado com as metas da empresa foram fundamentais para uma mudança bem sucedida, disse Guo Ping. O executivo previu que todas as empresas iriam "entrar na era digital" no futuro, mas temia que algumas, nas fases iniciais, não tivessem estratégia para tal.

 

Em fala aos representantes na última quarta-feira (17) no Global Peter Drucker, o chinês disse que havia "nenhuma alternativa" à mudança, mas que as empresas tinham que responder uma questão-chave antes de embarcarem com sucesso na transformação digital: "Ao entrar na era digital, como podem melhorar a sua competitividade organizacional e alcançar os seus objetivos estratégicos?", questionou o presidente rotativo da Huawei. Ele afirmou ainda que um planejamento de alta qualidade é o ponto de partida para uma digitalização bem-sucedida. Uma transformação fundamental para desenvolvimento de produtos da Huawei, em P&D e cadeias de fornecimento sustentáveis, começou vinte anos antes com Estratégia e Planeamento de TI. "Olhando para trás, tivemos um pouco de sorte ao interligar os alvos da digitalização com as metas estratégicas globais da empresa. Como resultado, as nossas capacidades organizacionais melhoraram muito. Estes programas de transformação fizeram de nós uma empresa de nível mundial", completa o executivo chinês.

 

Ping ainda afirma que mudar a mentalidade dos empregados era "o maior desafio", mas a chave para uma transformação bem-sucedida é trazendo uma missão e um ímpeto de mudança. "O sentido de uma crise é importante. Mostrar abertamente as ideias e desafios para que os colaboradores compreendam a necessidade de uma mudança", aconselhou, acrescentando que a situação foi a oportunidade perfeita para criar um clima de transformação para a mudança na empresa.

 

A Huawei assegurou que todos os trabalhadores tinham entendido a necessidade de mudança, dando uma sensação de segurança e expectativa aos empregados, de acordo com Ping. Para ele, a inovação da Huawei começa com uma "aceitação aos erros", com os seus pesquisadores encorajados a criar novas abordagens, de tentativa e erro.

 

Citando as múltiplas tecnologias 5G que empresa chinesa havia desenvolvido, antes de uma dada tecnologia ser selecionada para fazer parte do padrão da indústria, o presidente rotativo se recordou das palavras do fundador da empresa, Ren Zhengfei: "Seguir um mesmo caminho para encontrar novas opções só leva você a um beco sem saída. Compartilhar com outras pessoas para não repetirem o erro e tentem novos caminhos, isso também leva ao sucesso".

 

"Para seguir avançando, revisamos todos os anos o nosso planejamento de transformação, para assegurar o seu alinhamento com a nossa estratégia empresarial. Acredito que a gestão contínua da transformação permitirá às empresas melhorar constantemente as suas capacidades na era digital", afirmou. "Espero que todas as empresas abracem corajosamente a mudança. Afinal de contas, não há outra alternativa". O CEO e fundador ainda salientou a importância de buscar a transformação e que na Huawei "a única coisa que nunca muda é a mudança".

 

O Peter Drucker Forum realiza-se todos os anos na cidade natal do "guru da gestão", Viena, Áustria. O evento anual, o 13º desde 2009, reúne profissionais de gestão moderna de todo o mundo. O tema da conferência deste ano foi o imperativo humano da incerteza da navegação na era digital.

 

Sobre a Huawei

 

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo de acordo com a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 190 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial. Há 23 anos no Brasil, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.