Bruxelas, Bélgica, 20 de março de 2019 –O fluxo de pessoas para as áreas urbanas é uma preocupação de governos no mundo todo e parece ser um processo sem volta. De acordo com as Nações Unidas, o percentual de pessoas vivendo em áreas urbanas chegará a 68% até 2050. Com essa movimentação, problemas típicos de grandes centros urbanos se tornam ainda maiores – como é o caso da criminalidade, da burocracia, da necessidade de infraestrutura de comunicação e da emissão de carbono.
As iniciativas de cidades inteligentes estão criando novos ecossistemas, novos mercados e novas economias totalmente digitais em todo mundo. No Brasil, muitos municípios e estados começam a planejar esta mudança e alguns até já adotaram algumas soluções neste sentido.
Com o objetivo de demonstrar e discutir as tecnologias emergentes e as soluções disponíveis para esse mercado em ebulição, Curitiba sediará a segunda edição do Smart City Expo. O evento, que acontece nos dias 21 e 22 de março, conta com a participação da Huawei. Com grande experiência nessa área e projetos bem-sucedidos desenvolvidos em cidades de todo o mundo e também no Brasil (como o projeto-piloto em Campinas), a companhia vai mostrar sua solução para Smart City.
As soluções da Huawei usam as mais recentes Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) para construir um 'sistema nervoso' para cidades inteligentes usando relatórios e análises de situação em tempo real que combinam computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (AI), além de segurança robusta.
“Cidades ao redor do mundo estão se movendo em direção à gestão inteligente e nossas soluções para cidades digitais incluem não apenas projetos em segurança, mas também transporte, saúde e conectividade inteligentes para os grandes centros urbanos”, afirmou Juelinton Silveira, diretor de comunicação e relações governamentais da Huawei.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.