Huawei ICT Competition chega a fase final nacional
Ao longo da competição, mais de mil alunos participaram do projeto, representando 90 instituições

 

São Paulo, 22 de fevereiro de 2024 - Após quatro meses, foram encerradas as finais da fase preliminar da Huawei ICT Competition no Brasil. Foram aprovados mais de mil estudantes, representando noventa instituições. Agora, esses estudantes vão competir nas trilhas específicas. Os classificados seguirão para a fase global da competição.

Os aprovados para as finais nacionais foram:

Trilha Computing: Instituto Federal do Paraná: Gustavo Tamiao / Leonardo Tironi / Guilherme Honda | Universidade Estadual do Ceará: Danielle Dos Santos / Francisco Conceição / Maria Clara Mesquita | Unemat: Ikaro David / Leo Walker / Bruno Lima | Instituto Iracema: Herleson Pontes / Vinicius Menezes / Ana Beatriz Leite | Instituto Federal do Ceará: Lucas Gonzaga / Maria Eduarda Alves / Rodrigo Bergamaschi

Trilha Network: Instituto Federal do Tocantins: Jacylléa Silva / Tandson Filho / Borges Paulo | Universidade Estadual do Ceará: Lucas Monteiro / Michael Silva / Francisco Valderlan | Instituto Federal da Bahia: Isis Menezes / Ian Alves / João Guilherme Gomes | Instituto Federal da Paraíba: Wesley Porto / Marcio Abrantes / José Silvestre | Instituto Federal do Ceará: Ruan Carvalho / Marcelo Dos Anjos / Raissa Moreira

Trilha Cloud: Instituto Federal da Paraíba: Pedro Sousa / Vinicius Silva / Abraão Borges | Universidade Estadual do Ceará: Yanne Oliveira / Pedro Ulisses / Erick Santos | Unemat: Pedro Henrique Koberstain / Ricardo Pulquerio / Luiz Gustavo Genuino | Unifor: Pedro Angelus / Maria Juliane Araujo / Pedro Victor De Mendoça | Instituto Federal do Tocantins: Luiza Cavalcante / Jacyiricê Silva / Igor Cavalcante

A competição contou com mais de mil estudantes de cursos de engenharia e de computação, representando mais de 90 instituições, que mostraram o comprometimento do país com a transformação por meio da educação. Essa etapa foi dividida em três categorias: redes, nuvem e computação. A iniciativa da Huawei visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

A Huawei acredita que investir em educação é abrir portas para a transformação digital. Desde 2015, o ICT Academy tem uma plataforma para troca de ideias, desenvolvimento de técnicas práticas e estímulo à criatividade dos alunos.

“Na última edição, as equipes brasileiras trouxeram projetos nas trilhas de nuvem, computação e redes. Todas alcançaram o pódio e ficaram entre as três melhores em suas categorias. Esperamos que o mesmo ocorra na edição deste ano”, comentou Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.