Em parceria com 22 instituições de ensino, Huawei oferece cursos sobre 5G, inteligência artificial e nuvem
Projeto busca capacitar mão de obra em áreas demandadas pelo mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação

 

São Paulo, 23 de fevereiro de 2022 – A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, iniciou a parceria com 22 instituições de ensino superior e técnico, de todas as regiões do país, para ofertar cursos do seu programa ICT Academy. As formações variam entre três temas: capacitação em 5G, inteligência artificial (IA) e Nuvem.

O ICT Academy, programa de educação sem fins lucrativos da Huawei, é um aliado na trajetória de educação da sociedade. Junto às instituições parceiras, a Huawei Brasil está empenhada em disseminar conhecimento e impactar positivamente a vida dos brasileiros. A partir de 2023, 22 parcerias da Huawei fornecerão cursos sobre um dos três temas com diferentes datas de inscrição e realização.

 

Curso para capacitação em 5G

O curso para capacitação em 5G é voltado para estudantes e profissionais com conhecimento básico em informática e tecnologia. Segundo dados da Brasscom, em 2021 foram gerados 198 mil empregos em TI, e o setor empregou 1,9 milhão de pessoas. O mercado de TIC foi responsável por 129 mil desses novos empregos e por 1,09 milhão de empregados. E, mesmo com isso, o déficit de mão de obra pode chegar a 800 mil até 2025.

As instituições de ensino que oferecem o curso sobre o tema são: Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade de Brasília (UNB); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC): Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

 

Curso para capacitação em Inteligência Artificial

O curso de Capacitação Artificial Inteligence (Certificação HCIA IA 3.0) promoverá o conhecimento sobre desenvolvimento e configuração de ferramentas com uso de técnicas de inteligência artificial. O aluno que concluir o curso terá certificado suas habilidades sobre linguagem básica de programação em IA, Deep Learning, reconhecimento de imagem, reconhecimento de fala e matemática.

A inteligência artificial contribui para o aumento da automação em diferentes tarefas e será cada vez mais necessária com o avanço da Economia 4.0, futuro do mercado internacional.

As instituições de ensino responsáveis por cursos dessa temática são: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); Instituto Federal do Sergipe (IFSE) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

 

Curso para capacitação em Cloud Services

Os serviços em nuvem atualmente estão cada vez mais demandados pelo mercado. Os serviços da Huawei Cloud contemplam armazenamento, bases de dados, big data, migração, segurança e serviços de aplicações. As novas tecnologias (IA, IoT e 5G) aceleram o processo de migração e a nuvem, em troca, fornece plataformas de computação úteis e fáceis de serem utilizadas para promover a implementação dessas tecnologias inovadoras.

Para esse tema, as instituições com o curso disponível são: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); SENAI – Minas Gerais e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, conforme a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.