São Paulo, 23 de abril de 2020 – A operadora de telecomunicações China Unicom Beijing e a Huawei assinaram um Memorando de Entendimento (MoU, do inglês Memorand of Understanding) para o projeto de inovação conjunta "5G Capital", focado no aperfeiçoamento das redes 5G para usuários e indústrias de Pequim.
Por meio do projeto, as duas empresas proporcionarão mais rapidez na adoção comercial da tecnologia 5G e o lançamento de “serviços inteligentes”, os quais irão explorar novos modelos de negócios para contribuir com o desenvolvimento da “Nova Infraestrutura 5G”. Consequentemente, será possível manter o desenvolvimento econômico de forma sustentável na cidade chinesa, transformando-a em uma referência global para tecnologia 5G.
Para 2020, o projeto "5G Capital" prevê também a atuação conjunta das duas empresas para a condução de programas piloto para soluções inovadoras, a monetização de serviços com tecnologia 5G e a implementarão de projetos de demonstração, além do aperfeiçoamento dos modelos 5G “Fim-a-Fim” (E2E, End-To-End) de aplicativos, terminais, redes e empresas usuárias.
Entre as soluções inovadoras, destacam-se a implantação de redes 5G de alta qualidade em vários edifícios de referência em Pequim, como os parques da Exposição Internacional de Horticultura, as torres da sede do China Media Group e o Estádio Nacional de Pequim.
Por sua vez, a monetização de serviços inteligentes terá a participação proativa das duas partes em diversas verticais. Em 2019, China Unicom Beijing e Huawei fizeram testes rigorosos com tecnologia 5G, tendo papel significativo na melhoria da experiência de viagem dos passageiros no Aeroporto Internacional Daxing de Pequim e na melhoria da eficiência do uso da telemedicina, entre outros exemplos. Neste ano, continuarão a oferecer ampla cobertura, alta velocidade de conexão e experiências diferenciadas aos usuários.
De acordo com Ritchie Peng, CMO da Huawei Wireless Network Product Line, desenvolvimento e testes conjuntos são a base essencial para levar tecnologias e produtos à liderança de mercado. “Por meio do projeto 5G Capital, a Huawei ajudará a China Unicom Beijing na construção de redes 5G mais fortes que vão proporcionar o crescimento da transformação digital em diversos setores da economia”, afirma.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação. Dedicada à inovação centrada no cliente e com sólidas parcerias com a indústria local, a Huawei está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a empresa atende a mais de um terço da população mundial. No país há 18 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.