Seeds for the Future: Começa nesta semana o intercâmbio online da Huawei com 50 estudantes Programa ensina sobre sobre 5G, inteligência artificial (IA) e outras tecnologias
São Paulo, Brasil, 23 de outubro de 2023 - A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, deu início ao programa Seeds for the Future, intercâmbio online que, durante oito dias, possibilitará que 50 alunos aprendam sobre 5G, tecnologia em nuvem, inteligência artificial (IA) e energias renováveis, além de inovação e empreendedorismo. O programa começou nesta segunda-feira, dia 23, e vai até o dia 30. Desde 2022 o programa busca a inclusão de gênero, garantindo 50% das vagas para o público feminino.
O Seeds for the Future já foi implementado em 139 países e treinou mais de 15 mil alunos em todo o mundo. Os estudantes também vão competir entre si para desenvolverem soluções tecnológicas que possam solucionar problemas sociais, atingindo ao menos 1 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Em 2023, a Huawei completa 25 anos atuando no Brasil. E, desde 1998, colabora com o desenvolvimento do país, do 2G ao 5G. E desse comprometimento, surgiu também a necessidade de contribuir para o desenvolvimento de talentos digitais no país”, comenta Elise Machado, Analista de Relações Públicas e Gerente Local do Seeds for the Future 2023.
Com a chegada do 5G, o Brasil vive uma nova era da tecnologia rumo à transformação digital da economia e da sociedade. Cada vez mais serão necessários jovens no mercado de trabalho antenados com o futuro da tecnologia. Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025 o Brasil terá um déficit de 800 mil empregos no mercado de TIC.
Por isso, a Huawei investe em programas de educação e capacitação em parceria com universidades, institutos federais e de pesquisa, para preparar a mão de obra brasileira, não somente para atuação, mas também para desenvolver tecnologias para a indústria 4.0. Hoje, a empresa é parceira de mais de 200 universidades por meio do Huawei ICT Academy, programa que oferece cursos de capacitação e certificações em tecnologia para jovens talentos.
O programa é uma das principais iniciativas da Huawei para desenvolver o mercado de TIC no Brasil e no mundo, destinado a estudantes universitários, tendo como objetivo inspirar jovens ao redor do mundo a construírem um futuro melhor guiados pelas novas tecnologias. Desde 2020, por conta da pandemia, o Seeds for the Future é realizado de maneira remota, o que permite a ampliação do número de vagas.
“A experiência durante o Seeds for the Future moldou minha preparação para o mercado de trabalho e permitiu que eu esteja, orgulhosamente, há quatro anos contribuindo para a missão da Huawei: construindo um mundo totalmente conectado, inteligente e sustentável”, comenta Gabriela Nogueira, gerente de contas para a Indústria de Serviços Financeiros na Huawei.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.